Por que caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão estão no Brasil?
Do UOL, em São Paulo
02/01/2025 12h14
Um acidente aéreo no dia 25 de dezembro, no Cazaquistão, deixou 38 mortos e 29 feridos. A aeronave, um jato E190 da fabricante brasileira Embraer, partiu de Baku, no Azerbaijão, rumo a Grózni, na Rússia, mas caiu ao tentar um pouso de emergência perto de Aktau. As caixas-pretas do avião chegaram ao Brasil nesta quarta-feira (1º).
Razões para envio das caixas-pretas ao Brasil
Solicitar análise especializada. O pedido foi feito pelas autoridades aeronáuticas do Cazaquistão à FAB (Força Aérea Brasileira), com base no Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, que permite a colaboração entre países em investigações de acidentes aéreos, de acordo com informações publicadas pela CNN.
Tecnologia de ponta no Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). O Cenipa, por meio do Labdata (Laboratório de Leitura e Análise de Dados), possui equipamentos avançados, como animações em realidade virtual 3D, que permitem recriar cenários detalhados de voo, incluindo trajetória, altitude e funcionamento de sistemas.
Experiência com aeronaves Embraer. O avião envolvido no acidente foi fabricado pela Embraer. A empresa declarou, em nota, estar à disposição para colaborar com as autoridades.
Equipe internacional de especialistas. A análise está sendo conduzida por técnicos brasileiros e nove especialistas estrangeiros — três do Cazaquistão, três do Azerbaijão e três da Rússia — que acompanham o processo, de acordo com a CNN.
Detalhes do processo de análise
Chegada ao Brasil. As caixas-pretas — o CVR (Cockpit Voice Recorder) e o FDR (Flight Data Recorder) — chegaram a Brasília no dia 1º de janeiro e foram entregues ao Cenipa.
Início imediato. A análise começou nesta quinta-feira (2) no Labdata, em Brasília. Segundo a FAB, os dados extraídos serão repassados às autoridades do Cazaquistão.
Conclusões preliminares. De acordo com informações de fontes no Azerbaijão citadas pela Reuters, os resultados iniciais mostram que o avião foi atingido por um sistema de defesa aéreo russo, e suas comunicações foram interrompidas por sistemas de guerra eletrônicos na aproximação ao destino.