Topo

Esse conteúdo é antigo

Foto viral de dragão-de-komodo revela construção de atração tipo 'Jurassic Park' em ilha

Esta foto viralizou nas redes sociais na Indonésia no fim de semana - Save Komodo Now
Esta foto viralizou nas redes sociais na Indonésia no fim de semana Imagem: Save Komodo Now

27/10/2020 10h16

A foto de um dragão de Komodo enfrentando um caminhão de obra levantou polêmica sobre a construção de uma atração turística no estilo do filme Jurassic Park: Parque dos Dinossauros na ilha de Rinca, na Indonésia.

O empreendimento multimilionário faz parte dos planos do governo para revitalizar o turismo no Parque Nacional de Komodo.

A imagem, que viralizou nas redes sociais, gerou questionamentos sobre o impacto na conservação dos célebres animais, considerados os maiores lagartos do mundo.

As autoridades afirmam, por sua vez, que nenhum dragão-de-komodo foi ferido e que a segurança da espécie é primordial.

Os dragões-de-komodo só são encontrados na natureza em um punhado de ilhas indonésias, onde se estima que tenham vivido por milhões de anos.

Eles atraem visitantes de todo o mundo e, nos últimos anos, as autoridades têm se empenhado em tentar conciliar a conservação da espécie com o turismo no parque nacional.

No ano passado, chegou a ser cogitado fechar a ilha de Komodo - lar da maioria dos lagartos - e banir os 2 mil habitantes que vivem há gerações junto aos répteis, mas a ideia foi abandonada.

Em vez disso, as autoridades decidiram introduzir uma taxa de US$ 1 mil (cerca de R$ 5,6 mil) para quem quiser visitar a ilha - como forma de acabar com o turismo de massa e proteger os dragões e seu habitat natural.

Porém, na mesma época, as autoridades também revelaram planos de construir um empreendimento turístico na ilha vizinha de Rinca, que abriga a segunda maior população de dragões-de-komodo.

O projeto foi apelidado de "Jurassic Park" depois que os arquitetos compartilharam no mês passado um vídeo com a proposta - acompanhado da célebre trilha sonora do filme de Steven Spielberg. O vídeo parece ter sido removido desde então.

O que as pessoas estão falando sobre a foto?

No fim de semana, a imagem de um dragão-de-komodo enfrentando um caminhão de obra na ilha de Rinca viralizou nas redes sociais.

A foto foi compartilhado pelo coletivo de ativistas Save Komodo Now, que escreveu:

"Esta é a primeira vez que os dragões-de-komodo estão ouvindo o barulho de motores e o cheiro de fumaça. Qual será o impacto futuro desse projeto? Alguém ainda se preocupa com conservação?"

Greg Afioma, um dos membros do coletivo, disse à BBC que o grupo está preocupado com o impacto negativo do empreendimento sobre os répteis e os moradores.

"Este tipo de empreendimento de grande porte perturba a interação dos animais. Isso vai mudar seu habitat", avalia.

Autoridades do governo informaram à BBC, por sua vez, que analisaram a foto compartilhada nas redes sociais e que nenhum dragão-de-komodo foi ferido durante as obras.

"Nenhum dragão-de-komodo vai se tornar vítima", declarou Wiratno, diretor-geral de Conservação da Natureza e Ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente e Florestas da Indonésia.

Ele acrescentou que uma equipe do seu ministério iria à ilha para garantir que os protocolos de segurança sejam seguidos para proteger os animais.

A Indonésia tem atualmente uma população de cerca de 3 mil dragões-de-komodo, de acordo com dados do governo.

Eles podem chegar a medir até 3 metros de comprimento, têm dentes afiados e uma mordida venenosa.

A maioria - aproximadamente 1,7 mil - vive na ilha de Komodo, enquanto cerca de mil habitam a ilha de Rinca.

O parque nacional como um todo foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco.