Petistas decidem hoje candidato ao governo do DF pelo partido

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

Cerca de oito mil filiados ao Partido dos Trabalhadores são esperados neste domingo (21) para votar em 20 localidades da legenda nas prévias eleitorais para decidir quem será o pré-candidato ao governo do Distrito Federal nas eleições de outubro: Agnelo Queiroz ou Geraldo Magela. 

O Tribunal Regional Eleitoral do DF cedeu urnas eletrônicas, que ficarão à disposição dos filiados das 9h às 17h, para a realização da eleição interna. Só poderá votar o petista que estiver com a inscrição regular no Cadastro Nacional do PT, com a contribuição quitada da anuidade referente ao exercício de 2010, segundo informa o diretório regional. 

Ainda de acordo com a regional, o resultado da prévia será homologado em encontro programado para ocorrer até 30 de abril. 

As disputas internas do partido do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva se acirraram após dois eventos: a crise no governo local e as denúncias deste mês indicando que Agnelo teria uma casa com valor superior à renda dele e que na obra teria invadido área pública. 

A crise no DF explodiu em 27 de novembro do ano passado, com a divulgação da operação da Polícia Federal denominada Caixa de Pandora, que descobriu detalhes de um esquema de propina que por anos envolveu servidores e prestadores de serviço do governo do DF. Vídeos e documentos apresentados pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa formam a base do inquérito de nº 650, que cita a participação do governador cassado e preso José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), do ex-vice- governador, que renunciou ao cargo, Paulo Octávio, mais dez deputados distritais e de empresários do ramo da construção civil e informática. 

Com a saída de cena de Arruda na sucessão no DF, ressurge o nome do ex-governador do DF por quatro mandatos, Joaquim Roriz (PSC), enquanto o DEM e o PSDB ainda não têm um candidato forte para disputar com o PT o próximo pleito. Foi este cenário que incentivou o deputado federal Geraldo Magela a trocar o acordo interno de representar o partido no Senado para enfrentar o ex-Ministro dos Transportes, Agnelo Queiroz, que há cerca de um ano articula entre os correligionários a ideia de ser o nome do partido para o GDF. 

De acordo com o PT Nacional, as denúncias divulgadas contra Queiroz não fizeram a legenda desestimulá-lo de se candidatar nem deixaram de lhe prestar apoio. Pelo contrário, foi aberta uma investigação dentro da legenda para verificar se as informações divulgadas estão ligadas a Magela, o concorrente dele. “Se for identificado que alguém do PT fez isso, vamos analisar a penalidade que pode ir de advertência à expulsão”, disse o chefe de gabinete do PT Nacional, Wilmar Lacerda. 

Na ocasião, Magela se defendeu e ofereceu aos que duvidam dele que perguntem aos jornalistas da revista Época, que divulgou a notícia, quem lhes passou a informação – garantindo assim que não foi ele nem nenhum apoiador dele de campanha responsapvel pelo ato. A informação que vazou foi de que de que o atual diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui uma casa de mais de 500 metros quadrados de área construída em uma das regiões mais valorizadas de Brasília no valor de R$ 400 mil - que seria incompatível com os rendimentos de Queiroz. Além disso, foi apurado que, no terreno vizinho ao dele, de quatro mil metros quadrados, ele teria mandado construir uma quadra de tênis, um campo de futebol e um pequeno lago. 

O ex-ministro chegou a assumir que cometeu um erro ao construir em terreno público, mas justificou que a casa foi comprada com dinheiro dele e da esposa e que juntos teriam condições de pagar o imóvel. 

Se não bastasse a informação de desvio de conduta, a reportagem levantou rumores de que Agnelo teria visto os vídeos de Durval Barbosa antes de serem divulgados e nenhuma providência tomou ao saber do esquema de corrupção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos