Topo

Vice assume governo do Paraná após desimcompatibilização de Requião

Dary Jr.

Especial para o UOL Notícias<br>Em Curitiba (PR)

01/04/2010 23h25

O novo governador do Paraná, Orlando Pessutti (PMDB), assumiu o cargo no início da noite desta quinta-feira (1º), em Curitiba, com dois desafios: melhorar a segurança pública e viabilizar sua candidatura à reeleição. Ele tomou posse no lugar de Roberto Requião, que renunciou ao governo para disputar uma vaga no Senado na eleição de outubro.

Veja quem sai para disputar cargos nas Eleições 2010

Por enquanto, Pessutti não afasta a possibilidade de substituir o atual secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernando Delazari, homem de confiança de Requião. No discurso de posse, na Assembleia Legislativa, o novo governador prometeu muito empenho para diminuir a sensação de insegurança da população.

A outra tarefa também é complicada. Pessuti não tem apoio suficiente no partido para ser candidato à reeleição. Parte do PMDB flerta abertamente com a campanha do ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), que deixou o cargo na terça-feira (30) para concorrer ao governo.

Antes da posse, há três semanas, Pessutti foi pedir ajuda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vinha ao Paraná para inaugurar obras da Petrobras em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Lula, no entanto, quer um palanque forte para Dilma Roussef e prefere o PMDB na campanha do senador Osmar Dias (PDT), aliança combatida por Requião.

Para marcar o curto mandato e impedir que a sua candidatura vire moeda de troca, Pessutti terá de se equilibrar entre interesses estaduais e nacionais. A favor dele, entretanto, pesam o estilo conciliador e a máquina administrativa.

Enquanto não chega a hora de trabalhar duro na administração e nos bastidores, o novo governador festeja a chegada ao poder do jeito que mais gosta: cantando. Na Assembleia, acompanhou o coral convidado para a cerimônia. Depois, em frente ao Palácio das Araucárias, soltou a voz no trio elétrico da dupla sertaneja Willian & Renan.

Pessutti é natural de Califórnia, interior do Paraná. Médico-veterinário, foi deputado estadual, presidente da Assembleia e secretário de Agricultura e Abastecimento de Requião. Foi eleito vice-governador em 2002 e reeleito em 2006.


publicidade