Oposição luta contra imagem anti-Lula, diz Marco Aurélio Garcia

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, avaliou nesta sexta-feira (9) que, para a corrida eleitoral de outubro, a oposição está sem estratégia, tenta se livrar da imagem anti-Lula e promete dar continuidade aos programas atuais.

“Acho que a oposição está vivendo dificuldades muito grandes”, disse Garcia, que também é um dos coordenadores da campanha a presidente da ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Para ele, a oposição está sem discurso e não quer assumir sua postura anti-Lula. “Por que durante sete anos e quatro meses ela foi anti-Lula e quer convencer a sociedade brasileira de que agora ela é pós-Lula?”, completou.

Garcia participou de encontro entre a pré-candidata do PT e o presidente chileno, Sebatián Piñera. A reunião foi reservada e durou cerca de meia hora. Dilma saiu sem dar entrevista. Durante a reunião, de acordo com o assessor da Presidência, a ex-ministra apresentou alguns detalhes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Segundo Garcia, a segunda edição do programa poderá servir de exemplo ao país vizinho, que precisará de grandes investimentos em projetos de infraestrutura, após a sequência de terremotos que devastou o Chile em fevereiro passado.

Críticas ao STF
Marco Aurélio Garcia também rebateu as críticas do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter ironizado o fato de ter sido multado duas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por campanha antecipada por Dilma. Para o magistrado, Lula estaria testando os limites da lei eleitoral – recado que incluía a ex-ministra.

O presidente do Supremo Tribunal Federal deveria talvez falar mais nos autos e menos nos microfones. Essa é a boa tradição jurídica brasileira. Não é se preservar, é preservar o Supremo”, disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos