Topo

Filho de Erenice Guerra é exonerado de empresa ligada ao governo do DF

Do UOL Notícias

Em São Paulo

16/09/2010 18h01Atualizada em 16/09/2010 18h31

O filho de Erenice Guerra, Israel, foi exonerado nesta quinta-feira (16) de um cargo que ocupava na empresa Terracap, vinculada ao governo do Distrito Federal. Segundo reportagem desta quinta-feira (16) do jornal “Correio Braziliense”, Israel era servidor comissionado da Diretoria de Prospecção e Formatação de Novos Empreendimentos desde dezembro de 2008, mas não dava expediente.

Em nota, o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, determinou à empresa a exoneração e a “suspensão de quaisquer pagamentos que o ex-servidor tenha a receber”.

"À Corregedoria Geral do Distrito Federal foi determinada a imediata abertura de procedimento administrativo para apurar eventuais irregularidades cometidas pelo ex-empregado no exercício de suas funções, que pode resultar, como penalidade, em ressarcimento ao Erário dos valores recebidos como salário", diz ainda a nota.

Segundo a revista "Veja", Israel usou a empresa Capital Consultoria, que está no nome de seu irmão, Saulo, para intermediar negócios de uma empresa do setor aéreo com os Correios. Já ao jornal "Folha de S.Paulo", um empresário de Campinas afirmou que a mesma empresa cobrava dinheiro para obter liberação de empréstimos no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Nesta quinta-feira (16), a ministra Erenice Guerra pediu demissão após as novas denúncias de tráfico de influência. Ambos negam as acusações.

Irmão também é exonerado
O irmão de Erenice, José Euricélio Alves de Carvalho, também foi exonerado da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), segundo informações do governo do DF.

Segundo reportagem da Folha, Carvalho é apontado por auditoria do governo como responsável pelo desvio de R$ 5,8 milhões da editora da UnB em contratos fantasmas, o que incluiu pagamentos a ele próprio e a Israel Guerra.