Topo

Tuiteiros ironizam acusações contra ex-ministra Erenice Guerra

Tuiteiros fizeram ironias e piadas motivados por reportagens da Folha de S.Paulo - Reprodução
Tuiteiros fizeram ironias e piadas motivados por reportagens da Folha de S.Paulo Imagem: Reprodução

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

16/09/2010 22h54

As revelações feitas em reportagens da Folha de S.Paulo que culminaram na demissão da ex-ministra-chefe da Casa Civil Erenice Guerra motivaram usuários do microblog Twitter nesta quinta-feira (16) a ironizar a entrevista feita pelo diário com o consultor Rubnei Quícoli, publicada na edição desta quinta (16) do jornal.

Ele era representante de uma empresa que tentava obter financiamento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e acusou o filho de Erenice de cobrar comissão pela liberação de crédito na instituição.

Com a hashtag MeEntrevistaFolha, tuiteiros criaram acusações contra Erenice e contra sua ex-chefe, a presidenciável petista Dilma Rousseff, como se estivessem pleiteando espaço no jornal mesmo fazendo ataques sem credibilidade. A hashtag teve cerca de 3.600 tuítes até as 22h40.

Quícoli tem duas condenações da Justiça de São Paulo – foi absolvido do delito de coação e ainda está denunciado por receptação de cargas. Em 2007, ele foi preso e passou cerca de dez meses na prisão.

A iniciativa chegou a ocupar o segundo lugar nesta noite entre os tópicos mais discutidos no Twitter no Brasil. No perfil do jornalista Flavio Gomes, colunista do IG e comentarista da ESPN Brasil, apareceu a primeira sugestão com o pedido fictício de entrevista.

“Também quero aparecer na Folha em foto caprichada. Criemos a tag #MeEntrevistaFolha. Tenho graves denúncias”, brincou. O jornalistas tem cerca de 15 mil seguidores no microblog e, por conta disso, a hashtag rapidamente se espalhou.

Também foi atribuída a Gomes, na semana passada, a criação da hashtag DilmaFactsByFolha, ironizando uma reportagem do jornal. Na ocasião, o UOL pediu entrevista ao jornalista para comentar sobre a popularidade do tema no Twitter, mas ele optou por não concedê-la.