Topo

Consultor que denunciou lobby na Casa Civil presta depoimento à PF

Arthur Guimarães<br>Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

28/09/2010 13h16

O consultor Rubnei Quícoli e diretores da empresa EDRB prestaram depoimento nesta terça-feira (28) na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Quícoli acusa um dos filhos da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, de esquema de tráfico de influência no ministério.

O depoimento começou às 9h. Os diretores da EDRB, Aldo Wagner e Marcelo Scarlassara, saíram do prédio sem falar com os jornalistas. Na chegada, Quícoli também não falou com a imprensa.

Rubnei Quícoli acusa um dos filhos de Erenice, Israel, de cobrar propina para viabilizar negócios no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social). Já os diretores da empresa EDRB também afirmam que deveriam pagar um valor para ter liberado um financiamento no BNDES. A EDBR estava interessada em nstalar uma central de energia solar no Nordeste , usando o dinheiro do BNDES.

De acordo com documentos divulgados pela Folha de S.Paulo, a Capital pediu R$ 240 mil em seis parcelas mais 5% sobre o total a ser liberado pelo banco. A EDRB pretendia obter R$ 9 bilhões do BNDES, em três parcelas.

Em Brasília

A defesa do ex-diretor de Operações dos Correios, Marco Antonio Oliveira, entregou à Polícia Federal, nesta terça-feira (28), um atestado médico de quatro dias. Oliveira deveria prestar esclarecimentos hoje sobre as denúncias de tráfico de influência dentro da Casa Civil. A PF remarcou para segunda-feira (4),  às 14h, o depoimento na Superintendência da PF, em Brasília.