Topo

Garibaldi Alves confirma sondagem para assumir o Ministério da Previdência

Camila Campanerut<BR>Do UOL Notícias<BR>Em Brasília

07/12/2010 20h10Atualizada em 07/12/2010 20h33

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) confirmou na noite desta terça-feira (7) que foi sondado pelo seu partido para assumir o cargo de ministro da Previdência Social no governo de Dilma Rousseff. Garibaldi disse que aceitaria o convite e negou que a proposta tenha alguma relação com a disputa entre petistas e peemedebistas pela presidência do Senado na próxima legislatura.

“Não é muito do meu agrado, mas a gente tem que trabalhar com o que é do agrado e o que não é. Se você está na vida pública, ou em qualquer outra atividade, você está pra enfrentar os desafios da maneira que eles chegam. Eu disse realmente que estaria disposto a contribuir com o partido e com o governo”, declarou em Brasília, após sair da sessão plenária.

O senador, que é da legenda do vice-presidente eleito, Michel Temer (SP), afirmou que está aguardando a definição sobre o cargo. “Estou apenas, a essa altura, na expectativa. Houve até agora uma sondagem do meu partido e do senador Renan Calheiros (AL)”.  

Mais cedo, o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), anunciou pelo microblog Twitter que Garibaldi seria o nome indicado pelo partido para a Previdência Social no governo da presidente eleita Dilma Rousseff. "Garibaldi será o nome do PMDB para o ministério da Previdência. Eu, Garibaldi e Renan acabamos de acertar a indicação. Temer levará para Dilma", escreveu Alves.

Nos bastidores, o PMDB estaria negociando com a equipe de transição e com a presidente eleita o comando dos ministérios da Agricultura, Defesa, Minas e Energia, Previdência Social, Turismo e Secretaria de Assuntos Estratégicos. Já na Defesa, a expectativa é a manutenção do atual peemedebista Nelson Jobim.