Topo

"Alencar construiu pontes acima dos partidos políticos, precisamos de homens como ele", diz Aécio

Rayder Bragon<br>Especial para o UOL Notícias

Em Belo Horizonte

31/03/2011 13h30

O senador Aécio Neves, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT-MG), participaram na manhã desta quinta-feira (31) do velório do ex-vice-presidente José Alencar, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). O funeral também contou com a presença de outras autoridades, familiares, amigos e o público em geral. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram pouco antes do meio-dia ao local e participaram do velório até cerca de 13h. 

"José Alencar foi um homem de convergência, construiu pontes acima dos partidos políticos e tinha capacidade de cativar as pessoas. Ele era um homem de Minas Gerais. Precisamos de homens como José Alencar. Nos oito anos em que fui inquilino no Palácio da Liberdade, Alencar foi um grande parceiro, foi o interlocutor no governo federal", ressaltou o ex-governador de Minas Gerais.

Segundo ele, o velório foi marcado pela presença de pessoas e "honestas demonstrações de carinho e afeição".

Pimentel também ressaltou as origens do político e o trabalho dele à frente do governo federal. "Alencar foi um grande mineiro, um grande brasileiro e um grande amigo que nós perdemos. Ele foi várias vezes presidente ao substituir o presidente Lula e vai deixar um legado de ética, de trabalho, de honra e acima de tudo um exemplo de compromisso pelo Brasil. Foi um homem que lutou toda sua vida pelo interesse nacional", disse.

Cortejo

O corpo do ex-vice-presidente deixou o Palácio do Planalto, em Brasília, por volta de 6h30 desta quinta-feira (31), e seguiu até a Base Aérea de Brasília, de onde embarcou por volta das 7h47 rumo a Belo Horizonte.

Chegou ao aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, capital mineira, por volta das 9h15 desta quinta-feira (31). O transporte de Brasília, onde Alencar foi velado ontem (30) com honrarias, até Belo Horizonte foi realizado em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

Um outro avião com os familiares de José Alencar e autoridades pousou na Pampulha pouco antes das 9h. Eles foram recepcionados pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e outras autoridades do Estado.

Em um cortejo realizado em um histórico carro do Corpo de Bombeiros, que atravessou a capital mineira e passou por importantes avenidas, muitas pessoas acenaram e aplaudiram o ex-vice-presidente.

Na quarta-feira (30), duas missas de corpo presente foram celebradas e mais de 8.000 pessoas passaram pela capital federal, de desconhecidos a familiares e amigos no Palácio do Planalto, para prestar as últimas homenagens a Alencar.

O ex-vice-presidente morreu na terça-feira (29), no hospital Sírio-Libanês, após longa batalha contra o câncer.

Linha do tempo