Topo

Dezenas de pessoas fazem fila para adeus a Itamar Franco em Juiz de Fora (MG)

Ricardo Miranda<br>Especial para o UOL Notícias

Em Juiz de Fora (MG)

03/07/2011 08h57Atualizada em 03/07/2011 10h58

Dezenas de pessoas formam fila, desde as 6h deste domingo (3), próximo à Câmara de Juiz de Fora onde será velado o corpo do ex-presidente Itamar Franco, que morreu na manhã de sábado (02). 

Um efetivo de 540 policiais está no local para organizar a cerimônia de despedida do filho mais ilustre de Juiz de Fora, 272 km de Belo Horizonte (MG).

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa do velório. Ele viajou para Minas Gerais acompanhado pelo presidente do PT, Rui Falcão, pela senadora Marta Suplicy (PT-SP) e pelo líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP).

O governado de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) já estão em Juiz de Fora. Desembarcaram também agora pela manhã as duas filhas de Itamar Franco, assessores, os senadores que integram a comitiva do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

Relembre a trajetória política de Itamar Franco em fotos

O prefeito Custódio Mattos (PSDB) decretou luto oficial de sete dias e vai enviar à Câmara Municipal um projeto de lei mudando o nome da avenida Independência, a principal da cidade, que passará a se chamar Presidente Itamar Franco.

O senador e ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG) morreu por volta de 10h de sábado no Hospital Israelita Albert Einstein onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de leucemia. A morte aconteceu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de coma.