Topo

Sarney sai em defesa de Jobim e chama Ideli de "gordinha"

Camila Campanerut <br>Do UOL Notícias

Em Brasília

04/08/2011 12h24Atualizada em 04/08/2011 14h23

Ataque de Jobim 'é desnecessário', diz Ideli

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) afirmou hoje ao programa "Poder e Política - Entrevista" que o ministro Nelson Jobim (Defesa) tem dado declarações "desnecessárias" e deveria se "conter um pouquinho".

Na chegada ao Congresso Nacional, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tentou nesta quinta-feira (4) minimizar as declarações do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e acabou satirizando a ministra das Relações Institucionais, a ex-senadora petista Ideli Salvatti.

“Eu não li ainda estas declarações do ministro Jobim, mas o que posso dizer é que o ministro Jobim é muito experiente, muito equilibrado. Jamais faria comentário qualquer que pudesse atingir as pessoas”, afirmou o peemedebista.

Questionado diretamente sobre o fato de Jobim ter dito que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, era “fraquinha” e que a ministra-chefe da Casa Civil, a a também petista Gleisi Hoffmann “sequer conhece Brasília”, Sarney disparou: “Eu acho até que esta [declaração] não combina com a ministra Ideli porque a Ideli é até bem gordinha”, disse sorrindo.

  • A ministra das Relações Institucionais, a ex-senadora petista Ideli Salvatti, emagreceu bastante depois de passar por uma cirurgia de redução de estômago em 2003. Ela chegou a pesar 114 quilos. Confira no antes (2002) e no depois (2011)


“Pelo que eu vi do ministro Jobim, ele disse que está muito bem dentro do governo. Ele realmente não tem nenhuma intenção de deixar sua posição de ministro. Eu acho que deve ser conversa informal que não tem nenhum objetivo de atingir as pessoas”, completou. 

As declarações de Jobim sobre as colegas de Ministério foram feitas em entrevista à revista “Piauí”. No entanto, outras polêmicas foram ditas pelo ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Outra recente foi ao programa "Poder e Política - Entrevista", uma parceria da Folha de S.Paulo, Folha.com e UOL, onde ele disse que votou em José Serra, adversário de Dilma Rousseff, nas eleições presidenciais do ano passado.

Há pouco mais de um mês, durante a cerimônia em comemoração aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Jobim elogiou o tucano e sugeriu que a atual ocupante do Palácio do Planalto tem um estilo autoritário.

Nesta manhã, a presidente Dilma se reúne no Palácio do Planalto com as ministras Ideli e Gleisi para discutir, entre outros temas, a repercussão das falas do ministro da Defesa e a manutenção dele no cargo.

* Colaborou Maurício Savarese, do UOL Notícias em Brasilía.