Topo

Após diplomação no TRE, novo prefeito de Magé (RJ) toma posse nesta quarta-feira

Hanrrikson de Andrade

Especial para o UOL Notícias <BR> No Rio de Janeiro

09/08/2011 17h54

O Tribunal Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) diplomou nesta terça-feira (9) o recém-eleito prefeito de Magé (Baixada Fluminense), Nestor Vidal (PMDB), que assumirá o cargo após a cassação de Núbia Cozzolino (PMDB), eleita em 2008. Ela foi denunciada por uma suposta manipulação do sistema de folha de pagamentos para apagar informações sobre a existência de funcionários fantasmas.

O novo gestor do município assumirá oficialmente nesta quarta-feira (10), em cerimônia na Câmara Municipal. De acordo com o calendário estabelecido pelo TRE, Vidal é obrigado a tomar posse em até 24 horas após a solenidade de diplomação, que ocorreu durante sessão extraordinária no Plenário da Corte, no centro da capital fluminense.

A determinação do prazo foi deferida pelo presidente do TRE, Luiz Zveiter. Ao julgar o pedido feito pela procuradoria do órgão, ele entendeu que a antecipação do processo burocrático seria condizente com o anseio popular expresso pela população na eleição suplementar realizada no último domingo (31).

Nestor Vidal obteve 68,62% dos votos válidos, superando o candidato do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), Werner Saraiva (23,82%), que era apoiado pela ex-prefeita Núbia Cozzolino.

Os demais candidatos obtiveram as seguintes votações: Álvaro Alencar de Oliveira Rodrigues (PT), 4,69%; Genivaldo Ferreira Nogueira (PPS), 1,62%; Octaciano Gomes Ramos (PSOL), 0,84%; e Ezaquiel Siqueira da Conceição (PCdoB), 0,41% dos votos válidos.

Segundo o TRE, dos 159.364 eleitores aptos a votar em Magé, 34.039 deixaram de votar, ou seja, 21,36% do eleitorado.