Topo

Dilma pediu "toda atenção do ministério" para a Copa, diz novo ministro do Turismo

Do UOL Notícias

Em Maceió

15/09/2011 09h23

Escolhido pela presidente Dilma Rousseff para assumir o lugar de Pedro Novais no Ministério do Turismo, o deputado federal pelo Maranhão Gastão Vieira se disse "surpreso" com a indicação, mas adiantou que já recebeu na noite desta quarta-feira (14) uma "ordem clara" da nova chefe: empenhar esforços para garantir o sucesso da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

"A presidente pediu que focasse toda atenção do Ministério para a Copa do Mundo. A articulação com todos os outros ministérios, especialmente com o dos Esportes, uma a atenção especial na formação de pessoas, formando gratuitamente jovens em língua inglesa para que eles possam trabalhar durante o mundial. E vamos prosseguir a classificação dos hotéis, que foi iniciada pelo Pedro. Ela foi muito clara", afirmou em entrevista a TV Imirante, de São Luís (MA).

O novo ministro disse que o processo de escolha do seu nome foi rápido e contou que não esperava a nomeação para o cargo. "Foi um processo muito rápido, que  não me deixou muito tempo para fazer uma avaliação como deveria fazer. A bancada do PMDB submeteu todos os 80 nomes, indicando todos os deputados para o cargo, e fui escolhido. E às 22h30 fui chamado pelo vice-presidente Michael Temer para ir com ele à presidente, e lá [no Palácio do Planalto] ela me fez o convite. Ainda estou acordando deputado, e estou tentando me adaptar à nova função", disse.

Apesar da queda do colega de partido por conta de denúncias, o novo ministro diz que não há motivo para mudar os projetos do antigo chefe da pasta. "Realmente, o Ministério vinha com Pedro Novaes, nosso colega, que vinha adotando uma série de atitudes, uma será de procedimentos, que vão seguir. O problema do Pedro não tem nada a ver com o Ministério", informou.

Gastão Vieira ainda comemorou a "carta branca" dada por Dilma para condução do Ministério. "A presidente Dilma me deu liberdade total liberdade para montar a minha equipe. Inclusive para preencher os dois cargos exonerados pelo Pedro, por conta dos acontecimentos", disse.