Topo

FHC se diz "careta" e defende descriminalização do aborto

Do UOL Notícias, em São Paulo

09/12/2011 17h45Atualizada em 09/12/2011 17h57

O ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, se disse "careta" ao ser questionado sobre a descriminalização da maconha no Brasil. "Eu sou careta, tenho horror a cigarro. Mas isso não implica que eu tenha uma visão repressiva", afirmou. A declaração foi feita na sabatina promovida pelo UOL e pela Folha, nesta sexta (9), no Teatro Folha.

"Eu não tinha consciência da gravidade [das drogas, em décadas passadas] como é hoje", disse, citando exemplos na América Latina em que as drogas estão associadas a outros crimes. "Mas o usuário não pode ser posto na cadeia --se põe, ele vai aprender outras drogas e outros crimes", afirmou.

Sobre a criminalização do aborto, contudo, foi enfático: "Não pode ser crime". 

Veja também

Corrupção e Lula

Para FHC, casos de corrupção que marcaram a história recente do Brasil só ficaram conhecidos “por gestos”, ainda que com a economia de pano de fundo. “Mas a questão é política. Por que o mensalão ficou conhecido? Porque o [então deputado federal] Roberto Jefferson teatralizou o mensalão”, disse o ex-presidente.

Jefferson denunciou um esquema de pagamento de mesadas a deputados da base aliada ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, e abriu uma crise política que se arrastou até o fim do mandato do petista e custou a cabeça do então chefe da Casa Civil, José Dirceu. Ambos acabaram cassados pela Câmara Federal.

Questionado mais cedo sobre sua relação com Lula, FHC disse que o petista foi um “marco histórico para o Brasil”. A menção foi feita ao responder uma pergunta da colunista Monica Bergamo, da Folha, sobre as diversas citações que ele faz a Lula no livro recém lançado “A Soma e o Resto”.

“Certamente nós dois ficamos mais tempo governando, marcamos presença e marcamos a história contemporânea do Brasil”, disse, para afirmar, na sequência, que tem uma “relação antiga e pessoal” com Lula –“como preza a civilidade”, ressaltou.

Ao PT, contudo, o tom foi menos amigável.  “O PT, ao ocupar o Estado, deturpou muito as instituições – aí, divergimos profundamente”.


Sabatina

A Folha e o UOL realizam, na tarde desta sexta-feira (9), uma sabatina com o ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso. O evento acontece no Teatro Folha (shopping Higienópolis, av. Higienópolis, 618). Os internautas podem acompanhar a transmissão ao vivo do evento em vídeo, pelo UOL Notícias, pela Folha.com, pelo Twitter, Facebook e pelo Bate-papo UOL.

FHC responde a perguntas de quatro entrevistadores, da plateia, que poderá fazer perguntas por escrito, e dos internautas, que poderão enviar suas perguntas pelo Twitter de UOL Notícias (@UOLNoticias) usando a hashtag #sabatinafhc. Outra opção é enviar perguntas pelo Facebook.

Os entrevistadores são Ricardo Balthazar, editor do caderno "Poder", Mônica Bergamo e Vinicius Torres Freire, colunistas da Folha, e Irineu Machado, gerente geral de Notícias do UOL.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

FHC se diz "careta" e defende descriminalização do aborto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política