Topo

Após denúncias de irregularidades, Dnocs, Codevasf e Sudene terão novo comando até o Carnaval

Carolina Pimentel

Da Agência Brasil, em Brasília

31/01/2012 18h55

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou hoje (31) a troca no comando de órgãos vinculados à pasta. As mudanças ocorrerão nas diretorias do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e a na Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).

As alterações são promovidas depois de denúncias de irregularidades em órgãos da pasta. No último dia 27, o diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto, foi exonerado. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) de 2010 apontou desvios de dinheiro público em obras do departamento para o combate à seca no Ceará, com prejuízo estimado em R$ 312 milhões.

Os nomes dos novos diretores, segundo Bezerra, estão sendo avaliados pela Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais e devem ser definidos até o Carnaval, quando a presidente Dilma Rousseff já estará de volta ao Brasil da viagem a Cuba e ao Haiti.

“A presidenta recomendou que houvesse a renovação e que se buscasse perfis técnicos para os cargos de direção das instituições vinculadas ao Ministério da Integração”, disse o ministro.