Topo

Ideli se reúne com líderes governistas para discutir votações, mas CPI não entra na pauta

Ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) se reúne com líderes governistas - Geraldo Magela/Agência Senado
Ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) se reúne com líderes governistas Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Da Agência Senado, em Brasília

17/04/2012 12h20

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reuniu-se por uma hora e meia com os líderes da base governista na manhã desta terça-feira (17). Em torno de um café da manhã, no gabinete da liderança do governo no Senado, eles discutiram os projetos prioritários para votação na Casa, como o do ICMS sobre importados e o da Lei Geral da Copa.

Havia a expectativa que durante o encontro também fosse discutido o requerimento que, desde a semana passada, circula entre deputados e senadores para a criação de uma CPI mista destinada a investigar supostas irregularidades envolvendo o empresário de jogos Carlinhos Cachoeira e agentes públicos e privados. Ao sair da reunião, porém, o senador Gim Argello (PTB-DF) disse que o assunto não foi colocado à mesa.

Ao chegar para o café, o senador portava uma lista do bloco parlamentar formado por PTB, PR e PSC, do qual ele é o líder. Desde a semana passada, Gim afirma que já tem alguns nomes para integrar a CPI, entre eles, o do ex-presidente Fernando Collor.

Na sexta-feira, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou que criaria a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito assim que o requerimento fosse apresentado. Desde sábado à noite (14), contudo, Sarney se encontra hospitalizado no Hospital Sírio-Libanês, onde se submeteu a um cateterismo.

O líder do PT, Walter Pinheiro (BA), responsável pela coleta de assinaturas, afirmou na semana passada que a entrega do requerimento deve ocorrer nesta terça. Segundo Gim Argello, Walter Pinheiro solicitou que os líderes governistas apresentem suas listas de indicados para compor a CPI até a meia-noite desta terça.

Um dos temas discutidos na reunião com a ministra das Relações Institucionais foi o projeto de resolução do Senado que unifica as alíquotas de ICMS para produtos importados, com o intuito de acabar com a “guerra fiscal dos portos” entre os Estados. Na semana passada, durante debate do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) disse que sua aprovação poderia “rachar a base do governo”.

Além de Gim Argello e Walter Pinheiro, participaram da reunião com Ideli Salvatti os líderes do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e no Congresso, José Pimentel (PT-CE), além dos líderes partidários Renan Calheiros (PMDB-AL), Eduardo Amorim (PSC-SE), Blairo Maggi (PR-MT) e Lídice da Mata (PSB-BA).