Topo

Jogo no Facebook mostra os caminhos para ser um político corrupto

O jogo Roba Roba, criado pela empresa Player Um - Reprodução
O jogo Roba Roba, criado pela empresa Player Um Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/04/2012 14h04

Enquanto os candidatos não oficializam suas candidaturas e não iniciam suas campanhas para as eleições municipais de 2012, na internet a política já é alvo de ironia e sátiras. A novidade agora é um jogo chamado Roba Roba, disponível desde quinta-feira no Facebook, e que mostra todos os passos para se construir uma trajetória corrupta na política.

O jogo segue a mesma ideia do Pacman, com a diferença de que, agora, a bolinha simpática dá lugar a um político faminto por dinheiro. Quanto mais dinheiro ele come, menos sobra para a construção de hospitais, creches e escolas.

Antes de começar o jogo, uma tela reproduzindo a imagem que as emissoras de TV costumam usar para reproduzir escutas e conversas telefônicas aparece mostrando o seguinte diálogo: “Você foi eleito graças a algumas manobras eleitoreiras, como pagar churrascos e fazer showmícios nas favelas, onde você prometeu um monte de coisas, que não são nem da sua alçada. Mas… E daí? Você tá de olho é no salário, nos cargos e, principalmente, nos contratos”.

Além do dinheiro, o jogo tem várias pizzas espalhadas pelo caminho, uma lembrança sobre os processos e denúncias envolvendo políticos e que não resultaram em nada.

Os jogadores que mais roubam dinheiro, se assim desejarem, são listados no ranking dos fichas-sujas ao final do jogo. O político que não consegue completar seu trajeto rumo à corrupção, recebe a simpática mensagem na tela: "Teje preso". Pelo menos nesse caso.