Topo

Ideli espera julgamento 'tranquilo' para réus do caso mensalão

Marcos Chagas

Da Agência Brasil, em Brasília

05/07/2012 10h08

A expectativa da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, é que o julgamento dos réus envolvidos no caso mensalão, pelos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), previsto para agosto, ocorra “de forma tranquila e com base nos autos do processo e nas provas”. A ministra participou nesta quinta-feira (5) do programa de rádio "Bom Dia, Ministro", da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Mensalão foi o termo que se deu para as investigações conduzidas pela CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um esquema de compra de votos de parlamentares pelo Executivo.

O STF julgará 38 réus que constam dos autos do processo, entre eles José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no governo Lula.

O julgamento começará no dia 2 de agosto. A informação foi confirmada pelo gabinete do presidente do STF, Carlos Ayres Britto.

De acordo com a assessoria de Britto, os ministros entenderam que não era conveniente publicar uma edição extra do Diário da Justiça Eletrônico para dar tempo de começar o julgamento no prazo previsto anteriormente.