Dilma não é Vasco da Gama, diz líder do PSDB sobre discurso da presidente
Inspirado no discurso da presidente, que citou hoje as grandes navegações portuguesas, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP), voltou nesta quarta-feira (12) a criticar as ações governamentais na área econômica e também a forma de Dilma Rousseff conduzir o país.
“Quem dera a presidente Dilma fosse Vasco da Gama. Vasco da Gama era um homem ousado, um homem audaz, que ousou enfrentar uma navegar uma navegação em mares nunca antes navegados (...). Ele resolveu abrir a rota de Portugal para as Índias e teve sucesso”, comparou o senador.
Dilma cita Camões e critica 'velhos do restelo' do Brasil
“A presidente Dilma, infelizmente, está longe de ser o Vasco da Gama e ter as qualidades de um comandante, do comandante Vasco da Gama. Ela se contenta a uma navegação de cabotagem”, completou o senador em referência à navegação realizada entre portos ou pontos do território nacional e que se contrapõe à de longo curso.
Nunes disse ainda que Dilma “tinha um roteiro de navegação”, referindo-se às políticas herdadas dos governos anteriores de controle da inflação. Na avaliação do senador tucano, ela promoveu “aumento de gastos públicos e perdeu o controle da inflação”.
Mais cedo, Dilma disse o contrário em discurso: garantiu que os “gastos públicos e a inflação estão sob controle”. Ela comparou os opositores ao seu governo a um personagem da obra “Os Lusíadas”, do escritor português Luís de Camões, o “velho do restelo”, que ficava fazendo comentários críticos aos que se lançavam a novos desafios no mar.
Apesar de a presidente não ter citado nomes, Nunes disse que "a presidente da República nos atribui [à oposição] a condição de velhos do restelo".
Na mesma linha, Dilma afirmou ainda que os falavam da volta da inflação terão o mesmo insucesso que daqueles que apostaram no apagão e “erraram”. As declarações da presidente foram feitas durante o lançamento de uma linha de financiamento para compra de móveis e eletrodomésticos aos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Contra-ataque
A fala de Nunes rebate também outro discurso feito hoje no plenário do Senado. O senador petista Humberto Costa (PE) pediu ajuda aos aliados governistas no combate “ao terrorismo político e econômico” feito contra o governo Dilma por integrante da oposição e da “grande mídia”.
“Vamos aproveitar este momento para combater aqueles que querem produzir no Brasil terrorismo econômico, terrorismo político para tentar desgastar um governo que não só tem conseguido fazer o país navegar por esses mares revoltos da crise internacional como tem feito o Brasil crescer, desenvolver-se, gerar emprego e melhorar a vida do nosso povo”, afirmou o parlamentar petista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.