Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Volta de Trump ajuda Bolsonaro? 'Chance Zero!', diz toga do STF

Bolsonaro pendurou nas suas redes sociais um vídeo no qual declara apoio a Donald Trump na sucessão presidencial dos Estados Unidos. Disse que o retorno do seu ídolo à Casa Branca é a "certeza de um mundo melhor".

A eventual volta de Trump não melhoria o planeta. Bem ao contrário. Mas Bolsonaro cultiva a ilusão de que seu drama pessoal seria atenuado. O objetivo do capitão ficou explícito no final da gravação.

Bolsonaro vestiu um boné com o slogan de campanha de Trump: "Make America Great Again" (Faça a América Grande Novamente). Converteu o adorno em carapuça ao se definir como um político "inelegível para exercer o cargo [de presidente] sem ter cometido um único crime".

Ficou entendido que Bolsonaro imagina que uma vitória de Trump sobre Kamala Harris pressionaria as instituições brasileiras, inibindo futuras sentenças criminais do Supremo Tribunal Federal. Ou pavimentando a aprovação de sua anistia no Congresso.

A coluna ouviu um ministro do Supremo. Em mensagem de WhatsApp, perguntou se o eventual triunfo de Trump nos Estados Unidos influenciaria o rumo dos inquéritos estrelados por Bolsonaro. A resposta foi curta, seca e direta: "Chance zero!"

No Congresso, a tese da anistia de Bolsonaro é minoritária. Não há maioria nem mesmo para anistiar os peixes miúdos já condenados pelo quebra-quebra do 8 de janeiro. Ou seja: não é nada, não é nada, o vídeo de Bolsonaro não é nada mesmo. O efeito político é nulo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.