Ministério nega exigir celular para manter cadastro no Bolsa Família
O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) divulgou nota nesta quarta-feira (17) negando que os 13,5 milhões de beneficiários do programa do governo Bolsa Família estejam obrigados a fornecer um número de telefone celular em seus cadastros. Uma reportagem publicada nesta quarta pelo jornal "O Globo" afirmava que o celular seria obrigatório no cadastro.
"Os gestores municipais serão orientados a atualizar o número de telefone celular dos beneficiários no Cadastro Único, quando esses dispuserem de aparelhos. Assim, será possível alertar de forma rápida e direta as famílias, por exemplo, para atualização cadastral, para vacinação das crianças e para o cumprimento da frequência escolar", diz a nota.
O MDS informou que ainda, após o término do inquérito da Polícia Federal -- que concluiu que o boato foi espontâneo -- uma série de medidas foi adotada para melhorar a fiscalização do programa.
“Os fatos ocorridos possibilitam ensinamentos e revelam a necessidade de aprimorar ainda mais os mecanismos de gestão e de monitoramento do Programa, bem como de aperfeiçoar e agilizar a comunicação com os beneficiários e gestores do PBF por meio de telefones celulares, mensagens de texto, redes sociais e outros mecanismos de fácil e rápida difusão de informações.”
Entre as ações que passaram a ser adotadas, o ministério destaca o monitoramento em tempo real da movimentação das agências da Caixa e do volume de saques, monitoramento em vídeo dos principais pontos de pagamentos de benefícios e funcionamento da central de atendimento telefônico do MDS (0800 707 2003) também aos finais de semana.
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Em maio, logo após os boatos que levaram mais de 900 mil pessoas a sacaram benefícios em único fim de semana, a ministra Tereza Campello afirmou que o governo federal iria começar a implantar um sistema de envio de mensagens de texto (SMS) a telefones celulares dos beneficiários do Bolsa Família.
"Iniciamos [no dia 20 de maio] um serviço de mensagem para quem tem telefone. Pela Caixa Econômica Federal, mandamos mensagem informando sobre o calendário. Estamos avaliando esse serviço disponível para que a informação chegue rapidamente ao beneficiário", disse a ministra.
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