Topo

Barbosa inclui Valério e Delúbio entre próximos recursos no mensalão

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

20/08/2013 19h12Atualizada em 20/08/2013 19h41

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, informou nesta terça-feira (20) aos demais ministros da Corte que entre os próximos recursos de condenados no mensalão a serem julgados pela Corte estão os de Marcos Valério, apontado como operador do esquema, e de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.

Cronologia do mensalão

  • Nelson Jr/STF

    Clique na imagem e relembre os principais fatos do julgamento no STF

Os magistrados deverão começar a sessão desta quarta (21) retomando a análise do caso do ex-deputado federal Bispo Rodrigues (PR-RJ), que acabou interrompida na última sessão depois de intenso bate-boca entre Barbosa e o ministro Ricardo Lewandowski.

Em seguida, serão analisados, pela ordem, os recursos de Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane (ex-dirigentes do Banco Rural) e os de Valério e Soares.

O tribunal já rejeitou os recursos de sete dos 25 condenados.

Próximos passos

Em tese, os réus ainda podem apresentar recursos ao STF. Ao final da etapa atual, será publicado um novo acórdão (documento com os votos dos ministros) e os advogados poderão recorrer contestando omissões ou pontos que não tiverem ficado claros na decisão dos magistrados.

Na última quinta-feira (15), foram rejeitados os recursos de três réus: o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), o ex-deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) e da ex-gerente da agência SMP&B, agência de Marcos Valério, Simone Vasconcelos.

No primeiro dia da retomada do julgamento, na última quarta, outros quatro réus já tiveram os embargos negados: o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-tesoureiros do PTB, Emerson Palmieri, e do PL, Jacinto Lamas, e o ex-deputado José Borba (à época, filiado ao PMDB do Paraná).