Topo

Para especialista, STF indica que réus do mensalão poderão ser presos em setembro

Do UOL, em São Paulo

21/08/2013 21h44

Convidado pelo UOL a fazer uma análise da terceira sessão de julgamento dos recursos do mensalão, realizada nesta quarta-feira (21) em Brasília, o editor do site Migalhas, Miguel Matos, afirma que é possível que os réus que tiverem todos seus recursos rejeitados sejam presos em breve, no mês que vem.

Nesta quarta, as apelações de três ex-dirigentes do Banco Rural foram negadas por unanimidade. Também foram rejeitados os recursos do ex-deputado federal Bispo Rodrigues, que motivaram a briga entre o presidente da Corte e relator do processo, Joaquim Barbosa, e Ricardo Lewandowski.

Veja também

Conforme explicou o especialista, no julgamento de outro processo, também na sessão de hoje, os ministros entenderam que é possível exigir a prisão do réu após o julgamento de todos os embargos.

A tese foi defendida pelo ministro Luis Roberto Barroso e também pelo presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa. Barroso disse que é preciso acabar com a história de que o processo legal não termina nunca, que há uso de recursos de maneira protelatória. "Em caso de abuso, se encerre [o processo]", defendeu.

O presidente do STF disse que o sistema nesse aspecto tem "natureza cacofônica", que é um "sistema patético".
 
"Os ministros, exceto Marco Aurélio, entenderam que sim: terminados os embargos, nos casos de decisão unânime, os ministros vão imediatamente expedir mandados de prisão. Ou seja, mês que vem nós vamos ter réus do mensalão presos", disse Matos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para especialista, STF indica que réus do mensalão poderão ser presos em setembro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política