Topo

Governador do Ceará passa mal em cima de palanque durante inauguração

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

04/04/2014 01h50

O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), passou mal durante discurso na inauguração de uma policlínica regional no município de Limoeiro do Norte (a 195km de Fortaleza), na noite desta quinta-feira (3). Ele foi socorrido de helicóptero para o HGF (Hospital Geral de Fortaleza), onde deu entrada com síndrome vasovagal, indisposição motivada por uma queda de pressão arterial, segundo o hospital.

A equipe médica informou ainda que o paciente realizou exames de rotina e nenhuma anormalidade foi constatada. Cid recebeu alta por volta das 2h desta sexta.

Antes de passar mal, Cid disse que nesta sexta irá anunciar sua definição quanto ao cargo - é o último dia para ele oficializar se continua ou não no governo do Ceará.

Cid estava em cima do palanque quando tentava convencer professores da UECE (Universidade Estadual do Ceará) a pararem com um protesto durante a solenidade. Bastante suado, Cid parou de falar, tomou água e se agachou. Ele foi amparado pelo irmão Ciro Gomes (Pros), que é secretário de Estado da Saúde. O governador tentou prosseguir o discurso, mas disse que estava tonto e deu boa noite ao público.

Na noite desta quinta-feira, já em Limoeiro do Norte, Cid se reuniu mais uma vez com aliados políticos sobre a renúncia ao governo do Estado. O governador vem sinalizando que não pretende deixar o cargo para concorrer a uma vaga no Senado Federal. Por sua vez, aliados políticos pressionam para que ele dispute as próximas eleições, ou até mesmo renuncie para ajudar na campanha do irmão Ciro Gomes (Pros) ao Senado.

Durante o discurso, Ciro Gomes deu a entender que Cid deve permanecer no cargo. “O melhor para o Ceará é o Cid ficar no governo, pois sabemos que o importante é não deixar o Ceará cair na mão de um aventureiro", disse o ex-ministro.

A agenda de Cid desta sexta contém uma série de inaugurações. Às 11 horas, Cid e Ciro inauguram a nova Unidade de Nutrição do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. À tarde, Cid e Ciro entregam a ampliação e reforma da Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, que aumentou de 20 para 33 leitos. A obra custou R$ 1,5 milhão com recursos do governo do Estado e do Ministério da Saúde.