Frase de Lula de 1988 sobre impunidade de ministros vira meme

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

  • Reprodução

A nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil do governo Dilma recolocou em cena uma frase dita por ele em 1988: "No Brasil é assim: quando um pobre rouba, ele vai para a cadeia, mas quando um rico rouba ele vira ministro".

A frase virou meme nas redes sociais e está sendo usada para criticar a decisão do ex-presidente de aceitar o cargo.

À época, Lula era deputado federal (PT-SP) e fazia oposição ao governo Sarney. A frase apareceu em "O Globo", na edição de 14 de fevereiro de 1988. No dia seguinte, foi reproduzida pela Folha em uma pequena matéria (Governo deveria prender e não só acusar, diz Lula), publicada na pag. A-4. No dia 16, foi incluída na seção Frases, que o jornal publicava diariamente à pág. 2.

Reprodução/Publifolha

Em 1996, oito anos depois, propus à Folha organizar um livro com uma seleção das melhores tiradas publicadas na seção Frases do jornal. Ao longo da pesquisa, tropecei na frase de Lula e a incluí no livro. É daí que ela foi resgatada para virar piada na internet.

"O Brasil em Mil Frases – O melhor publicado nos 20 anos da seção Frases da Folha de São Paulo" (Publifolha, 184 págs.) está esgotado já há alguns anos, mas é possível encontrar exemplares à venda em sebos no site Estante Virtual.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também:

UOL Cursos Online

Todos os cursos