PT é 'mal maior do Ceará', diz Ciro ao explicar palanque com bolsonaristas
O ex-governador Ciro Gomes (PDT) afirmou que o PT é hoje o "mal maior do Ceará" e por isso, "em princípio", pretende apoiar os candidatos de oposição ao partido no estado, que é governado por Elmano de Freitas (PT).
Ciro deu a declaração antes de uma palestra em Maceió, na quinta-feira (25), após ser questionado sobre sua presença ao lado de bolsonaristas e desafetos históricos em convenções partidárias de partidos de direita em cidades da região cearense do Cariri, no sábado (20).
Veja, eu fui fazer campanha no meu estado, em uma cidade chamada Crato, e lá o candidato é do União Brasil. Eu o apoiei porque ele está denunciando a corrupção generalizada [do governo estadual]
Ciro rechaçou os comentários repetidos por petistas de que ele se tornou um bolsonarista, dizendo que se trata de "uma agressão." "Mas só revela aquilo que é o vazio ideológico do PT e a sua brutal contradição", disse.
Repare: o Lula tem três ministros do União Brasil. Um deles, indiciado por corrupção pela Polícia Federal. E eu que estou fazendo aliança com Bolsonaro?
Ciro Gomes
Questionado se a tendência seria ele apoiar candidatos contra o PT no Ceará, Ciro disse que sim.
Tenho pouco apreço a essa prática corrupta fisiológica pouco ideológica. Em princípio, acho que o PT é o mal maior hoje no Ceará. Isso quer dizer que [não posso apoiar], no município acolá , onde o melhor candidato for um cara do PT? Não, eu nunca deixei de votar no melhor.
Ciro Gomes
Ciro também voltou a atacar o governo estadual, comandado pelo PT, que rompeu a aliança com o PDT após os partidos governarem juntos o Ceará por 15 anos.
O governo Elmano quebrou o Ceará, e a corrupção é generalizada. Ontem, o Tribunal de Contas do Estado suspendeu um contrato de meio bilhão de reais feito sem licitação. Acho que se posicionar sempre contra o PT no estado é necessário por conta dessa administração estadual.
Ciro Gomes
A coluna procurou o governo do Ceará, mas não teve retorno. O espaço segue aberto.
Eventos no Cariri
Em Juazeiro do Norte, maior cidade do Cariri e terceiro maior colégio eleitoral cearense, Ciro entrou no evento político nos braços de apoiadores, que também ergueram ao lado o deputado estadual Carmelo Neto, presidente do PL em Fortaleza e um dos maiores expoentes do bolsonarismo no Ceará.
Ambos se uniram para apoiar a reeleição de Glêdson Bezerra (Podemos) no município, que oficializou sua candidatura com um grupo de partidos de oposição ao PT.
Bezerra deve ter como principal adversário o deputado estadual Fernando Santana (PT), que terá apoio do irmão de Ciro, o senador Cid Gomes (PSB). Eles estão rompidos desde a eleição de 2022.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberA presença de Ciro com Carmelo, com quem historicamente trocou farpas, foi assunto nas redes sociais.
E eu que pensava que o fundo do poço era o limite pro Ciro Gomes, ele me aparece apoiando o Carmelo Neto, um bolsonarista cearense do nível do Zé Trovão e do Gustavo Gayer. pic.twitter.com/Q0ETG8zZto
-- Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) July 21, 2024
No Crato, cidade vizinha a Juazeiro, Ciro participou da convenção que oficializou a candidatura de Dr. Aloísio (União Brasil), que também vai enfrentar o PT.
Lá, ele dividiu palanque com outro desafeto histórico, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil).
Um fato curioso é que, em Fortaleza, o União Brasil tem como candidato outro desafeto histórico de Ciro, Capitão Wagner. Ele lidera a corrida contra o atual prefeito, José Sarto, do mesmo PDT de Ciro.
Deixe seu comentário