Conteúdo publicado há 1 mês
A Hora

A Hora

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Direita bolsonarista ganha espaço com racha político em Minas

Vendedor no sacolão da família e cantor nas horas vagas, Cleiton Gontijo de Azevedo, mais conhecido como Cleitinho, elegeu-se vereador em Divinópolis, em 2016, e depois deputado estadual de Minas Gerais. Na onda bolsonarista de 2022, ele explodiu de voto, derrotou o status quo e se tornou senador. Fez um irmão prefeito da cidade natal e o outro, deputado estadual.

Agora em 2024 ele mesmo não disputa cargo, mas o resultado das eleições municipais vão indicar o seu futuro na política. Cleitinho, filiado ao Republicanos, já é apontado como o favorito para ser o próximo governador de Minas Gerais.

Seu grupo político tem o deputado estadual Bruno Engler, do PL, como pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte, o deputado federal Nikolas Ferreira, também do PL, como principal cabo eleitoral, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como patrono. A direita bolsonarista está organizada em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país.

Nomes ligados ao governador Romeu Zema, do Novo, não estão despertando empolgação da classe política por ora.

A análise completa está no quinto episódio do podcast A Hora, apresentado por José Roberto de Toledo e Thais Bilenky, no UOL.

Do outro lado, o centro e a esquerda ainda têm arestas a aparar. A eleição para prefeito de Belo Horizonte é o retrato disso.

O prefeito Fuad Noman, do PSD, tenta fechar acordo com o PT, mas o partido mantém a pré-candidatura de Rogério Corrêa. A deputada Duda Salabert, do PDT, também resiste a sair da disputa.

Corre por fora o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, pelo MDB, com apoio do PSB e negociações com PSDB/Cidadania.

O resultado das articulações terá impacto na formação da chapa que deve disputar o governo de Minas com Cleitinho em dois anos. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD, tem apoio do presidente Lula (PT) para sair candidato, mas falta pavimentar a estrada que levará a 2026.

Ouça a análise completa no podcast A Hora.

Continua após a publicidade

Podcast A Hora, com José Roberto de Toledo e Thais Bilenky

A Hora é o novo podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de podcast e, à tarde, no YouTube.

Escute a íntegra nos principais players de podcast, como o Spotify e o Apple Podcasts já na sexta-feira pela manhã. À tarde, a íntegra do programa também estará disponível no formato videocast no YouTube. O conteúdo dará origem também a uma newsletter, enviada aos sábados de manhã.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes