Operação Lava Jato

Atibaia (SP) responde a Paes: "Rio será palco mundial de vergonha na Olimpíada"

Do UOL, em São Paulo

Um vídeo que circula pelas redes sociais nesta terça-feira (22) serviu como forma de repúdio coletivo da população de Atibaia (SP) às declarações do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), feitas em conversa telefônica gravada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O vídeo não é uma posição oficial da Prefeitura de Atibaia (SP), segundo assessores do prefeito, mas uma mensagem de iniciativa e autoria do jornalista Kaká Pompeu, da Atibaia TV, e expressa a posição da emissora de sua propriedade. 

No Facebook, em que o vídeo somava mais de 65 mil compartilhamentos às 20h10 desta terça, a mensagem é atribuída ao prefeito da cidade, Mario Inui (Pros), e dá a entender que é uma comunicação oficial.

Atibaia, município paulista distante 50 quilômetros de São Paulo, ganhou notoriedade recentemente porque é a cidade onde fica o sítio Santa Bárbara, frequentado pela família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Ministério Público Federal diz ter indícios de que a propriedade pertence a Lula, que a teria omitido de seu patrimônio. Ele nega ser o dono do local, oficialmente pertencente a dois empresários amigos de um de seus filhos.

O município foi citado por Eduardo Paes de forma jocosa e pejorativa em conversa com Lula, numa das interceptações telefônicas realizadas no âmbito da Operação Lava Jato e divulgadas pela Justiça Federal do Paraná na semana passada.

"Agora, da próxima vez, o senhor me para com essa vida de pobre, com essa tua alma de pobre, comprando esses barcos de m., esse sitiozinho vagabundo", disse Paes a Lula, na conversa telefônica gravada. "Todo mundo que me fala aqui (do sítio), eu falo o seguinte: imagina, se fosse aqui no Rio esse sítio deles, não é em Petrópolis, não é Itaipava, é como se fosse em Maricá. É uma m. de lugar", comparou o prefeito do Rio.

"Incompetentes como o senhor"

No vídeo de Kaká Pompeu, o jornalista responde diretamente a Paes: "Se algo de feio temos aqui ou aí, foram com certeza fruto de incompetentes como o senhor, que se dispuseram a governar a cidade e preferiram agir de maneira que fere o respeito ao próximo, culpando sempre ao povo ao invés de investir em educação pública de qualidade".

Ele lança uma espécie de praga ao prefeito do Rio, envolvendo a Olimpíada: "Temos certeza de que a cidade comandada pelo senhor infelizmente será palco mundial de uma das maiores vergonhas do planeta, onde pessoas de todas as nacionalidades conhecerão bem de perto a incompetência de seu governo".

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos