Topo

Em nota de boas-vindas, ministério erra e chama Regina de paulistana

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

29/01/2020 19h49Atualizada em 29/01/2020 22h30

Resumo da notícia

  • Ministério chamou Regina de paulistana, mas atriz não nasceu na capital paulista
  • Nova secretária da Cultura é natural de Franca, que fica a 400 quilômetros de São Paulo

Ao confirmar a atriz Regina Duarte como a nova secretária especial da Cultura, o Ministério do Turismo errou um dado sobre a origem da atriz.

A pasta afirmou que a "atriz paulistana tem uma carreira sólida e de sucesso na dramaturgia brasileira". No entanto, Regina não é paulistana, pois nasceu em Franca, cidade do interior do estado de São Paulo, em 1947. Franca fica a cerca de 400 quilômetros de distância da capital paulista.

O certo seria dizer que ela é paulista. Somente quem nasce na cidade de São Paulo, capital do Estado, pode ser chamado de paulistano.

Após verificar o termo errado, o ministério disse que "houve um erro de digitação na nota".

Ao tomar posse, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) extinguiu o Ministério da Cultura. Em seu governo, ele subordinou a Secretaria Especial da Cultura ao Ministério da Cidadania.

Em novembro, após a exoneração do segundo secretário da Cultura, transferiu o órgão para o Ministério do Turismo.

Leia o texto original do Ministério do Turismo, na íntegra:

Regina Duarte é a nova secretária Especial da Cultura. O convite feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi aceito nesta quarta-feira (29). Desta forma, a atriz passa a responder pela secretaria responsável pelo desenvolvimento das políticas culturais do país. A atriz paulistana tem uma carreira sólida e de sucesso na dramaturgia brasileira.

Trata-se de um reforço do mais alto nível para compor o time do governo federal. Turismo e Cultura são atividades com uma forte sinergia que mostram ao mundo o que o Brasil tem de melhor, além de terem um alto potencial de geração de emprego e renda em nosso país e é sob essa perspectiva que trabalharemos fortemente e tendo essa importante parceira em nossa equipe. Tenho certeza que ela será bem sucedida nesse novo desafio e que teremos excelentes resultados", avaliou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.