Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Após matéria do UOL, governo Lula libera verba para carros-pipa no Nordeste

O MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional) informou em nota ao UOL que o pagamento dos prestadores de serviço para a Operação Carro-Pipa está sendo efetuado hoje. Mais cedo, a coluna revelou que os pipeiros, como são chamados, estavam sem receber desde dezembro e ameaçavam paralisar a atividade.

"Para viabilizar o pagamento foi necessário um pedido de descentralização de recursos do ministério, feito à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e ao Tesouro Nacional, concedido na data de hoje", diz o MIDR.

O pedido, encaminhado à SOF no dia 7 de fevereiro, seguiu todos os trâmites necessários e ocorreu em função da Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda não ter sido aprovada pela Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados. A fatura da Operação Carro-Pipa, no valor de R$ 50 milhões, superou a capacidade orçamentária disponível para cobrir simultaneamente essa despesa e os custos administrativos do MIDR. Com a aprovação da LOA prevista para março, os fluxos serão normalizados.
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

O Ministério do Planejamento e Orçamento trabalha com a previsão da votação para o dia 17 de março da LOA, segundo previsão do relator Angelo Coronel (PSD-BA).

Ontem, pipeiros paralisaram os serviços em cidades de Pernambuco. Eles fizeram um protesto com os caminhões parados na fazenda Campinas, no município de Bom Jardim.

Pipeiros protestam contra atraso do governo federal em Bom Jardim (PE)
Pipeiros protestam contra atraso do governo federal em Bom Jardim (PE) Imagem: @blogdojucelio

A operação

A operação, segundo dados do portal oficial, atende 1.387.314 de pessoas por meio de carros-pipa em 392 municípios de oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) em fevereiro. Ao todo, são 2.834 prestadores de serviço contratados para as entregas.

Continua após a publicidade

O número de beneficiários é alterado mês a mês, já que o serviço depende das condições climáticas dos municípios e das famílias necessitadas em cada período.

A operação, criada em 2012, atende áreas com decretos de situação de emergência ou em estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal por seca ou estiagem. Cada família tem direito a 20 litros de água diários por pessoa.

Outros cortes

Esta não é a primeira vez que a operação enfrenta problemas orçamentários no governo Lula. Em novembro de 2024, os batalhões do Exército chegaram a comunicar aos prestadores do serviço a necessidade da interromper a entrega por falta de verba. No entanto, o governo contornou a situação no dia seguinte, negou o corte e alegou que houve um problema burocrático na liberação dos recursos.

Em novembro de 2022, o governo federal, sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL), também suspendeu a entrega de água. Após muitas críticas, inclusive de aliados do então presidente, houve uma suplementação de verba da operação, que durou apenas até a segunda semana de dezembro. Naquele momento, a operação foi cortada em definitivo, retornando apenas no ano seguinte, já sob o governo Lula.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

18 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Valmir Arantes

Lembrando que no desgoverno Boçalnaro o programa de cisternas, reconhecidamente uma grande solução à seca, foi quase completamente paralisado para isentarem videogames e jet ski de impostos.

Denunciar

Lourival Andrade Nascimento

Carlos, por justiça, é claro que a matéria do UOL ajudou a pressionar o Governo Lula 3 a reativar a frota de carros-pipa, mas o maior motivo, certamente, foi a DESAPROVAÇÃO do Lula na Bahia e em Pernambuco. Tem uma outra barbaridade do Governo Lula 3 que você, Carlos, pode ajudar a resolver. O Ministério paquidérmico do Lula 3 é pródigo em perseguir, gastar dinheiro dos pagadores de impostos, mas absolutamente INEFICIENTE. Tem uma ponte PRONTA sobre o Tio Araguaia entre Xambioá/TO e São Geraldo do Araguaia/PA, grande parte construída pelo Governo Bolsonaro, que não pode ser usada, pasme Carlos, pelo INCOMPETENTE Desgoverno Lula 3 não ter feito as RAMPAS de ACESSO, submetendo condutores de veículos à extorsão das balsas de um " cumpanhêro " sortudo, rico, amigo do Rei, embora o Rei esteja nu. Ajude, Carlos o povo do Pará, do Tocantins, do Maranhão, do Brasil. Comentário SALVO!

Denunciar

Willhans Cezar Ferreira

Que beleza de foto! Todos os motoristas de chinelo!! Que desgrama e pobreza! Credo

Denunciar