Após matéria do UOL, governo Lula libera verba para carros-pipa no Nordeste
Ler resumo da notícia
O MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional) informou em nota ao UOL que o pagamento dos prestadores de serviço para a Operação Carro-Pipa está sendo efetuado hoje. Mais cedo, a coluna revelou que os pipeiros, como são chamados, estavam sem receber desde dezembro e ameaçavam paralisar a atividade.
"Para viabilizar o pagamento foi necessário um pedido de descentralização de recursos do ministério, feito à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e ao Tesouro Nacional, concedido na data de hoje", diz o MIDR.
O pedido, encaminhado à SOF no dia 7 de fevereiro, seguiu todos os trâmites necessários e ocorreu em função da Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda não ter sido aprovada pela Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados. A fatura da Operação Carro-Pipa, no valor de R$ 50 milhões, superou a capacidade orçamentária disponível para cobrir simultaneamente essa despesa e os custos administrativos do MIDR. Com a aprovação da LOA prevista para março, os fluxos serão normalizados.
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
O Ministério do Planejamento e Orçamento trabalha com a previsão da votação para o dia 17 de março da LOA, segundo previsão do relator Angelo Coronel (PSD-BA).
Ontem, pipeiros paralisaram os serviços em cidades de Pernambuco. Eles fizeram um protesto com os caminhões parados na fazenda Campinas, no município de Bom Jardim.

A operação
A operação, segundo dados do portal oficial, atende 1.387.314 de pessoas por meio de carros-pipa em 392 municípios de oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) em fevereiro. Ao todo, são 2.834 prestadores de serviço contratados para as entregas.
O número de beneficiários é alterado mês a mês, já que o serviço depende das condições climáticas dos municípios e das famílias necessitadas em cada período.
A operação, criada em 2012, atende áreas com decretos de situação de emergência ou em estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal por seca ou estiagem. Cada família tem direito a 20 litros de água diários por pessoa.
Outros cortes
Esta não é a primeira vez que a operação enfrenta problemas orçamentários no governo Lula. Em novembro de 2024, os batalhões do Exército chegaram a comunicar aos prestadores do serviço a necessidade da interromper a entrega por falta de verba. No entanto, o governo contornou a situação no dia seguinte, negou o corte e alegou que houve um problema burocrático na liberação dos recursos.
Em novembro de 2022, o governo federal, sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL), também suspendeu a entrega de água. Após muitas críticas, inclusive de aliados do então presidente, houve uma suplementação de verba da operação, que durou apenas até a segunda semana de dezembro. Naquele momento, a operação foi cortada em definitivo, retornando apenas no ano seguinte, já sob o governo Lula.
18 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Valmir Arantes
Lembrando que no desgoverno Boçalnaro o programa de cisternas, reconhecidamente uma grande solução à seca, foi quase completamente paralisado para isentarem videogames e jet ski de impostos.
Lourival Andrade Nascimento
Carlos, por justiça, é claro que a matéria do UOL ajudou a pressionar o Governo Lula 3 a reativar a frota de carros-pipa, mas o maior motivo, certamente, foi a DESAPROVAÇÃO do Lula na Bahia e em Pernambuco. Tem uma outra barbaridade do Governo Lula 3 que você, Carlos, pode ajudar a resolver. O Ministério paquidérmico do Lula 3 é pródigo em perseguir, gastar dinheiro dos pagadores de impostos, mas absolutamente INEFICIENTE. Tem uma ponte PRONTA sobre o Tio Araguaia entre Xambioá/TO e São Geraldo do Araguaia/PA, grande parte construída pelo Governo Bolsonaro, que não pode ser usada, pasme Carlos, pelo INCOMPETENTE Desgoverno Lula 3 não ter feito as RAMPAS de ACESSO, submetendo condutores de veículos à extorsão das balsas de um " cumpanhêro " sortudo, rico, amigo do Rei, embora o Rei esteja nu. Ajude, Carlos o povo do Pará, do Tocantins, do Maranhão, do Brasil. Comentário SALVO!
Willhans Cezar Ferreira
Que beleza de foto! Todos os motoristas de chinelo!! Que desgrama e pobreza! Credo