Topo

Esse conteúdo é antigo

Decreto de Crivella libera abertura de lojas no Rio em meio ao coronavírus

Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

26/03/2020 20h41

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), determinou hoje que lojas de conveniência de postos de gasolina, mercados, padarias e lojas de material de construção, entre outros estabelecimentos comerciais, voltem a funcionar normalmente em meio à pandemia do novo coronavírus.

A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do município. O decreto assinado altera medidas que haviam sido adotadas cinco dias antes.

Segundo o texto, poderão funcionar normalmente:

  • mercearias, mercados e supermercados, vedada a comercialização de bebidas alcoólicas em condições de consumo imediato
  • padarias e confeitarias, vedado o consumo no local
  • açougues, aviários e peixarias
  • depósitos, distribuidoras e transportadoras, vedada a comercialização de bebidas alcoólicas em condições de consumo imediato
  • postos de combustível, inclusive para prestação de serviços relacionados com a atividade principal, além de suas lojas de conveniência, vedada a comercialização de bebidas alcoólicas em condições de consumo imediato
  • comércio de insumos agrícolas e de medicamentos veterinários
  • comércios de materiais de construção
  • comércio de gás liquefeito do petróleo

O decreto prorrogou ainda que as escolas municipais, fechadas desde 16 de março, permaneçam sem aulas até 12 de abril. Antes, o fechamento ia até amanhã.

Ainda de acordo com o texto, as decisões foram tomadas tendo em consideração "a necessidade de permanente acompanhamento dos impactos das medidas de restrição de atividades econômicas, como a de isolamento social recomendada pela Organização Mundial de Saúde, em razão dos seus efeitos no cenário municipal e à necessidade de preservação de atividades essenciais", mas também a análise de "essencialidade de serviços e atividades".

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, 421 casos do novo coronavírus foram confirmados em território fluminense. Destes, 368 foram registrados na capital.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Decreto de Crivella libera abertura de lojas no Rio em meio ao coronavírus - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus