Topo

Schelp: Bolsonaro politiza cloroquina e não aprende com os próprios erros

Do UOL, em São Paulo

10/07/2020 04h00

Recentemente diagnosticado com covid-19, o presidente Jair Bolsonaro gravou vídeos incentivando o uso da hidroxicloroquina. A partir disso, no podcast Baixo Clero 47#, do UOL, os jornalistas Diogo Schelp e Carol Trevisan e a apresentadora, Carla Bigatto, debatem o quanto Bolsonaro ainda influencia a opinião pública.

Na opinião de Schelp, o presidente ainda tem influência suficiente para fazer com que pessoas façam uso da cloroquina no tratamento do novo coronavírus, mesmo sem comprovação científica de eficácia.

"Não dá para dizer que a hidroxicloroquina funciona e o presidente toma e fica fazendo propaganda. Bolsonaro está fazendo uso político do remédio. O que ele fala tem impacto nas pessoas. Ele realmente não aprende com os próprios erros", disse. (ouça a partir do minuto 3:00)

Trevisan concorda. "Acho super complicado essa postura do presidente em relação ao medicamento. Não à toa ele faz dois ecocardiogramas por dia e é acompanhado por um médico que fica lá no Planalto. Como que a Sociedade Brasileira de Medicina ainda não disse nada sobre isso?".

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.