Topo

Esse conteúdo é antigo

"Mundo respira aliviado com a vitória de Biden", diz Lula

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Adriano Machado/Reuters
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Imagem: Adriano Machado/Reuters

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

07/11/2020 19h01

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o democrata Joe Biden por ter vencido as eleições americanas. No Twitter, o petista declarou "esperança" para que a relação entre os Estados Unidos e América Latina "se paute pelos valores humanistas".

Biden foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos na tarde deste sábado (7) após vencer na Pensilvânia e em Nevada. Como Lula, diversas lideranças brasileiras já parabenizaram o norte-americano. O governo brasileiro ainda não se posicionou.

"O mundo respira aliviado com a vitória de Biden. Neste momento tão importante em que o povo norte-americano se manifestou contra o trumpismo e tudo o que ele representa, de rejeição de valores humanos, ódio, abandono da vida e agressões contra nossa querida América Latina", publicou o ex-presidente.


"Saúdo a vitória de Biden e manifesto a esperança de que ele não só internamente, mas também em suas relações com o mundo e com a América Latina, se paute pelos valores humanistas que caracterizaram a sua campanha", completou Lula.

Como o ex-presidente, diversos políticos brasileiros publicaram mensagens de apoio a Biden. João Doria (PSDB), governador de São Paulo, enviou um carta ao presidente eleito com cutucadas ao presidente brasileiro.

Bolsonaro, que torcia publicamente pela reeleição de Trump, não só não se pronunciou oficialmente como criticou a "pressa" do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em parabenizar a eleição de Biden.