Topo

Josias de Souza

Bolsonaro critica Maia por pressa em parabenizar Biden após vitória nos EUA

Colunista do UOL

07/11/2020 16h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jair Bolsonaro criticou, em privado, a "pressa" do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em reconhecer a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump na sucessão presidencial dos Estados Unidos. Tachou de "irresponsável" a postagem em que Maia anotou que a novidade "restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, que preza pelos direitos humanos, individuais e das minorias".

A reação de Bolsonaro, testemunhada por auxiliares, revela sua dificuldade em lidar com a troca de comando na Casa Branca. O presidente brasileiro observava a sucessão americana com olhos de torcedor. Torcia pela reeleição de Trump. Ouviu de um auxiliar neste sábado a ponderação de que deveria reconhecer o êxito de Joe Biden, parabenizando-o. Bolsonaro refugou o conselho. Disse que é cedo.

Bolsonaro foi municiado de informações sobre o processo eleitoral dos Estados Unidos. Sua primeira reação foi a de considerar que não soaria adequado reconhecer a vitória de Biden antes de 14 de dezembro, dia em que o colégio eleitoral se reunirá para referendar o nome de Joe Biden. Por ora, o presidente não deu ouvidos a quem discorda da demora.