Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro é alvo de panelaço e protestos contra crise sanitária no AM

Do UOL, em São Paulo

15/01/2021 20h40

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi alvo de panelaços em diversas cidades na noite de hoje. As manifestações foram combinadas por meio de redes sociais e se iniciaram às 20h30 (de Brasília). O principal motivo é a crise sanitária no Amazonas, que enfrenta falta de oxigênio em hospitais e aumento do número de mortes e casos por covid-19.

Relatos e vídeos publicados nas redes sociais mostram manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Manaus, Goiânia e Porto Alegre.

Em São Paulo, houve registros nos bairros como Pinheiros, Pompeia, Consolação, Santa Cecília, Bela Vista e Tatuapé.

O panelaço foi convocado por diversos agentes públicos em redes sociais, incluindo políticos e artistas — entre eles o apresentador Luciano Huck. Rival político de Bolsonaro, o governador paulista João Doria (PSDB) defendeu manifestações nas janelas e nas redes sociais.

"Essa, aliás, mais uma das razões que interessam ao presidente Jair Bolsonaro de estender essa tristeza dramática da pandemia: sem povo na rua, quem protesta contra Bolsonaro? Mas há outras formas de fazer isso. As pessoas podem se manifestar nas janelas de suas casas", afirmou ele nesta tarde, em entrevista coletiva.

Durante entrevista concedida ao apresentador José Luiz Datena, da Band, também nesta tarde, Bolsonaro minimizou as manifestações. "Panelaço pra quê?", questionou. Ele também afirmou que era alvo dos protestos por estar ajudando o Amazonas e contrariando o STF (Supremo Tribunal Federal).

Confira vídeos publicados no Twitter sobre os panelaços: