Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre Euclides Scalco, ex-ministro do governo FHC, aos 88 anos em Curitiba

O ex-ministro do governo FHC e ex-deputado federal Euclides Scalco, que morreu em Curitiba aos 88 anos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 11h12Atualizada em 16/03/2021 11h19

O ex-ministro do governo FHC e ex-deputado federal Euclides Scalco morreu na madrugada de hoje aos 88 anos, em Curitiba. Ele estava internado na clínica Valencis Hóspice e foi diagnosticado com covid-19 na semana passada. A informação foi confirmada pelo PSDB.

"O Brasil perdeu hoje o ex-ministro Euclides Scalco. Com a saúde fragilizada, seu quadro foi agravado pela covid. Scalco foi presidente de Itaipu e deputado. Abraçou a democracia como bandeira e ajudou a fundar o PSDB. Lamentamos sua partida e abraçamos solidariamente a família", disse uma nota publicada no Twitter da legenda.

Scalco estava com a saúde debilitada há meses e, em 2019, recebeu o título de cidadão honorário do Paraná.

Formado em Farmácia, casou-se com Terezinha Marcolin Scalco com quem teve quatro filhos. Começou na vida política, como vereador e prefeito de Francisco Beltrão (PR) pelo PTB.

No período da ditadura militar, foi um dos fundadores do MDB, em 1966. Foi eleito deputado federal três vezes e participou da assembleia nacional constituinte que deu origem à Carta Magna de 1988.

Scalco foi nome forte na campanha presidencial de Fernando Henrique Cardoso e, apesar de deixar o PSDB, partido que também ajudou a fundar, em 1995 por desavenças internas, foi chamado para participar do governo no primeiro mandato do tucano (1994-1998). Ele ocupou a diretoria-geral brasileira da Itaipu Binacional em 1995 e, no segundo mandato do tucano, foi chamado para ser ministro chefe da Casa Civil de FHC.

O senador Álvaro Dias (Podemos) foi um dos primeiros a comentar a morte do político. "Euclides Scalco deixa um legado de seriedade e honradez. Discorde politicamente dele, quem desejar, mas certamente todos haverão de reconhecer a sua grandeza de caráter, lealdade às suas convicções e dignidade. Cumpriu com altivez sua missão", escreveu ele no Twitter.

Gustavo Fruet, ex-prefeito de Curitiba e deputado federal (PDT-PR), também lamentou a morte de Scalco. "Após um período de resistência e luta, marca de vida, faleceu o dr. Euclides Scalco. Uma das grandes referências e inspiração para minha trajetória na vida pública! Uma honra ter estado ao seu lado em momentos desafiadores, inclusive na eleição do Senado em 2010", escreveu ele no Twitter.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre Euclides Scalco, ex-ministro do governo FHC, aos 88 anos em Curitiba - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política