Topo

Esse conteúdo é antigo

Líderes partidários dirão a Lira que projeto do voto impresso não tem votos

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

09/08/2021 11h07Atualizada em 09/08/2021 18h28

A maioria dos líderes na Câmara vai dizer ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que não votará a favor do voto impresso, caso o alagoano opte por levar a frente a proposta empenhada pelo governo.

A PEC nº 135/19, da deputada Bia Kicis (PSL-DF), prevê que uma impressora seja anexada na atual urna eletrônica. Segundo a deputada, a mudança visa que o voto seja auditável, mas o atual modelo já permite a realização de auditorias.

O relatório de Filipe Barros (PSL-PR) sobre o tema, porém, foi rejeitado pela Comissão Especial, criada para debater o tema, por 23 votos a 11. Na sexta-feira (6) passada, o colegiado votou e aprovou o parecer substitutivo que recomenda o arquivamento da matéria.

Entre os parlamentares governistas da chamada ala bolsonarista, há o discurso de se aprovar o projeto na Câmara e deixar a responsabilidade para o Senado, mantendo assim, o discurso do Palácio do Planalto.

Alguns partidos, porém, estão rachados, como é o caso do PDT, legenda de esquerda, mas que o atual presidente, Carlos Lupi, defende a proposta. O líder deverá liberar a bancada para votar livremente, caso Lira decida realmente levar a proposta a plenário.

No Cidadania, apenas a deputada Paula Belmonte (DF) defende a PEC da Bia Kicis. Belmonte tem sido a única dissidente do Cidadania em várias votações no Congresso, o que tem gerado articulações internas de correligionários contra a permanência da deputada na legenda.

Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), declarou a "mais absoluta confiança" no atual sistema eleitoral. Segundo ele, "não há nenhum fundamento concreto" que comprove vulnerabilidade ou fraude na urna eletrônica.

"Nem o presidente da República, nem qualquer cidadão pode agredir a Suprema Corte do país. Pode criticar, apontar equívocos, mas agressões e ironias, não cabe em uma relação que pretende ser institucional", afirmou Pacheco à GloboNews sobre as agressões do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a integrantes do Supremo.

Com relação ao projeto que estabelece o chamado Distritão, Pacheco enfatizou que, em 2017, o Congresso já havia alterado o sistema político no Brasil e que a cláusula de barreira, instituída à época, ainda precisa ser testada.

"Não é muito razoável que antes de este modelo, optado em 2017, se aperfeiçoe, ao longo do cumprimento da cláusula de desempenho dos partidos, se pretenda modificar completamente o sistema eleitoral", disse ao insinuar que o projeto, caso aprovado na Câmara, deverá ser rejeitado pelo Senado.

O modelo do Distritão tem contado com pressão dos representantes dos partidos políticos que são contrários à proposta.