Topo

Esse conteúdo é antigo

ONG: Com bloqueios, Bolsonaro viola direito de brasileiro ao debate público

Colaboração para o UOL

19/08/2021 18h30

Apesar de postar informações governamentais e de interesse público em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) bloqueia qualquer um que o critique ou seja uma voz dissonante à sua. A conclusão é de um relatório publicado hoje pela Human Rights Watch.

Em entrevista ao UOL News, a diretora da ONG, Maria Laura Canineu, criticou a postura do presidente na internet, onde, segundo ela, o chefe do Executivo criou um ambiente em que "ele só pode ser aplaudido."

"Ao fazer isso, ele viola não só os direitos de liberdade de expressão, mas do acesso à informação e o direito de todo cidadão brasileiro em participar do debate público", afirmou Maria Laura.

No relatório, a ONG identificou ao menos 176 contas bloqueadas pelo presidente, incluindo perfis do UOL no Instagram. Além de veículos de imprensa e influenciadores com milhões de seguidores, a diretora da Human Rights Watch afirmou que perfis de pessoas comuns também são bloqueados pelas redes do presidente da República.

"Se você quer falar sobre máscara, rachadinha ou mudança climática nas redes do Bolsonaro, vai ser bloqueado", diz Maria Laura.

Procurado pela ONG, o governo federal não comentou o número de perfis bloqueados pelas contas de Jair Bolsonaro nas redes sociais.

"É muito discrepante, pois enquanto Bolsonaro e seus seguidores falam que estão tendo a liberdade de expressão cerceada, inclusive pelas plataformas, é ele mesmo que suprime a liberdade de expressão do brasileiro", avaliou a diretora.