Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro vence eleição popular para personalidade do ano da revista Time

Do UOL, em São Paulo

07/12/2021 16h30Atualizada em 07/12/2021 21h59

O presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu eleição popular como personalidade do ano de 2021 da prestigiada revista americana "Time". A informação foi divulgada pela publicação na tarde de hoje.

Dos mais de 9 milhões de votos lançados pelos leitores, para quem eles pensam ser a pessoa ou grupo que teve a maior influência no ano —para melhor ou pior (entenda as regras mais abaixo)—, Bolsonaro recebeu 24% dos votos. A personalidade de 2021, no entanto, só é escolhida em uma votação final feita por editores da revista. O resultado será revelado no dia 13 de dezembro.

Ao anunciar o vencedor através do voto popular, a revista destacou a alta taxa de rejeição do mandatário brasileiro e a lista de polêmicas envolvendo o seu nome.

Segundo a publicação, Bolsonaro foi criticado recentemente pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que ordenou uma investigação oficial sobre os comentários feitos pelo presidente no dia 24 de outubro, alegando falsamente que tomar as vacinas contra a covid-19 poderia aumentar a chance de contrair Aids.

"Facebook e o Instagram retiraram a transmissão ao vivo dias depois de ela ter sido postada online, citando uma violação de suas regras", afirmou a revista.

A "Time" também lembra que um relatório produzido pelo Senado, em outubro, recomendou que o presidente fosse indiciado por várias acusações criminais por administrar mal a resposta do país à pandemia da covid-19. O número de mortos em razão da doença, desde o início da crise sanitária no Brasil, chegou a 615.789.

Trump ficou em segundo

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ficou em segundo lugar na pesquisa popular, com 9% dos votos. Já os profissionais de saúde da linha de frente que trabalharam duro em meio à pandemia ficaram em terceiro lugar, com 6,3% dos votos.

A lista de opções também incluía os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, e os primeiros-ministros da Índia, Narendra Modi, e da Nova Zelândia, Jacinda Ardern.

Nas redes sociais, Bolsonaro agradeceu os votos recebidos e parabenizou o ex-presidente americano Donald Trump pelo segundo lugar.

Agradeço aos 2.160.000 eleitores (sic) que votaram em mim. Esperamos que a revista 'Time' nos conceda, de fato, o título respeitando o resultado das eleições. Nossos cumprimentos a Donald Trump pelo segundo lugar. Jair Bolsonaro, em seu perfil nas redes sociais

Conservadores se mobilizaram

Nos últimos dias, conservadores brasileiros se mobilizaram e fizeram mutirão para participar da pesquisa da "Time" e, consequentemente, votar em Bolsonaro. O próprio presidente chegou a fazer o pedido de voto em uma de suas tradicionais lives semanais.

"Agora, em 2021, estamos liderando. Agradeço quem votou em mim. Quem não votou peço que entre lá no site da Time e vote", pediu Bolsonaro, durante transmissão de live.

Além de políticos, também concorriam o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, artistas como Britney Spears e Billie Eilish, e grupos de anônimos, como imigrantes haitianos e profissionais de saúde da linha de frente.

A publicação tem uma edição especial que destaca um perfil desde 1927. Os últimos escolhidos na votação final foram Joe Biden e Kamala Harris, a vice-presidente dos EUA, em 2020, e a ativista ambiental Greta Thunberg, em 2019.

De acordo com a revista, a "Personalidade do Ano" é quem mais influenciou os acontecimentos dos últimos 12 meses, "para melhor ou pior".