Topo

Esse conteúdo é antigo

PSOL pede cassação de Arthur Lira ao Conselho de Ética da Câmara

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, é alvo de representação do PSOL - Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, é alvo de representação do PSOL Imagem: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Pedro Paulo Furlan

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 16h07

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) entrou, hoje, com representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara pedindo pela cassação do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa. A ação acusa o parlamentar de "quebra de decoro" durante bate-boca com o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), na última terça-feira (31).

Na ação, o partido afirma que o presidente da Câmara foi contra as diretrizes do decoro ao silenciar o microfone de Braga no meio de seu discurso e ameaçar retirá-lo do plenário.

"O presidente da Câmara, então, abusando de suas prerrogativas, utilizou o poder do seu cargo para cometer a arbitrariedade e ilegalidade de ameaçar acionar os seguranças, com o fito de retirar o deputado Glauber do plenário", escreveu o PSOL no documento.

O PSOL ainda acusa Lira de demonstrar "autoritarismo e violação do decoro", chamando suas ações de "truculentas". O partido também relembrou o momento em que, em janeiro de 2021, o deputado interpelou a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) por tentar "lhe atribuir a pecha de racista", após ser criticado por declarações sobre indígenas.

"Na semana passada, só para ser fiel, existiram e chegaram aqui alguns representantes dos índios. Invadiram o Congresso Nacional, subiram ao teto das cúpulas e ficaram usando algum tipo de droga, fumando e dançando aqui em cima", disse Lira na época.

Devido a esses casos, a ação do PSOL requer que o Conselho de Ética apure "a prática de conduta atentatória contra o decoro parlamentar" de Lira, e que, caso a representação seja admitida, o presidente da Câmara perca seu mandato.

O UOL entrou em contato com o PSOL e com a equipe de Arthur Lira, mas ainda não obteve retorno.

Lira e deputado do PSOL batem boca

O conflito com Glauber Braga foi durante a sessão no plenário após a discussão sobre privatização da Petrobras. O bate-boca começou depois que Braga perguntou a Lira se ele "não tem vergonha" por apoiar a desestatização. Isso fez ter o seu microfone cortado pelo presidente da Casa.

"Deputado Glauber, olhe, eu não vou abrir o microfone. Vossa Excelência não pode fazer isso. (...) Eu lhe peço só que o senhor se contenha. Não, não vou lhe calar. Faça suas críticas, faça seus comentários, mas não venha com palavras de baixo calão, que só falta o senhor chamar qualquer deputado para briga nesse plenário", comentou Lira.

Afirmando que o deputado do PSOL estaria "exagerando há muito tempo", o presidente da Câmara troca farpas com Braga, enquanto o deputado pessolista pedia para que seu microfone fosse aberto.

Por fim, Lira chama os seguranças para remover o deputado do plenário, momento no qual o presidente é aplaudido por alguns parlamentares, mas, é convencido a não retirar Glauber Braga da sessão.