Topo

Esse conteúdo é antigo

Lira ameaça tirar deputado do PSOL do Plenário após ser chamado de ditador

Do UOL, em São Paulo

31/05/2022 20h21

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ameaçou retirar o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) do Plenário após ter sido chamado de ditador pelo colega durante sessão de hoje. Os dois discutiram e Lira foi aplaudido por alguns parlamentares.

"Não adianta, que eu não vou deixar de fazer o uso da palavra. Eu não vou ser calado por um ditador nessa sessão", disse o deputado do PSOL.

"Se o deputado Glauber continuar faltando com desrespeito à Casa, ou a qualquer deputado aqui, como é de useiro e vezeiro, eu usarei de medidas mais duras para retirá-lo do Plenário", garantiu Lira.

O presidente disse "não ter medo" do parlamentar, que o rebateu, dizendo que não vai tirá-lo do Plenário: "Está muito enganado. O senhor não vai me tirar do Plenário porque não tem esse poder".

Toda a discussão começou com Glauber perguntando a Lira se ele "não tem vergonha". Imediatamente ele teve o microfone cortado.

"Deputado Glauber, olhe, eu não vou abrir o microfone. Vossa Excelência não pode fazer isso. (...) Eu lhe peço só que o senhor se contenha. Não, não vou lhe calar. Faça suas críticas, faça seus comentários, mas não venha com palavras de baixo calão, que só falta o senhor chamar qualquer deputado para briga nesse Plenário. O senhor tá exagerando há muito tempo", disse Lira.

Depois, uma discussão entre os dois começa. O deputado do PSOL volta a pedir que o microfone seja aberto. Depois, não é possível ouvir com clareza o que Glauber Braga diz, mas Lira responde pedindo "respeito" e diz que o colega "não ganhará no grito", e responderá "no Conselho de Ética": "Não ganhará no grito, deputado Glauber. Aprenda a ter respeito, eu sempre lhe respeitei ", disse o presidente da Câmara.

Após a discussão, Lira chegou a chamar os seguranças, mas foi convencido a não retirar o deputado do PSOL do Plenário. Depois, o presidente da Câmara concedeu a palavra para que Glauber Braga falasse em nome do partido.