Topo

Com Moraes na plateia, Bolsonaro vê posse de ministros que indicou ao STJ

Bolsonaro e Alexandre de Moraes (de costas) na cerimônia de posse dos novos ministros do STJ - Emerson Leal/STJ
Bolsonaro e Alexandre de Moraes (de costas) na cerimônia de posse dos novos ministros do STJ Imagem: Emerson Leal/STJ

Do UOL, em Brasília

06/12/2022 17h59Atualizada em 06/12/2022 22h05

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou hoje (6) da posse dos ministros indicados por ele ao STJ (Superior Tribunal de Justiça): Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues. Ele entrou e saiu sem falar com a imprensa e não discursou.

Esta é a primeira vez que presidente comparece a uma cerimônia do Judiciário desde a derrota nas urnas, em outubro. Bolsonaro se sentou na mesa de autoridades e entrou ao lado da presidente da Corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Olho no olho. Bolsonaro acabou ficando cara a cara com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, considerado algoz de aliados do Planalto.

O ministro se sentou em uma área do plenário reservada a integrantes de tribunais superiores.

Na saída, o presidente caminhou sorridente, abraçou o recém-empossado ministro Azulay Neto e deixou o plenário.

Só eventos militares. Desde a derrota, Bolsonaro foi somente a três eventos — todos militares — e evitou falar publicamente.

Ontem, ele chorou durante cerimônia das Forças Armadas em Brasília. Imagens da TV Brasil mostraram o presidente emocionado e secando as lágrimas ao cumprimentar oficiais.

A última vez em que o presidente falou com a imprensa foi em 1º de novembro, no Palácio da Alvorada, quando não reconheceu o resultado da eleição, mas terceirizou para o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), a autorização para o começo da transição.

Desde então, o presidente reduziu suas publicações nas redes sociais, deixou de fazer suas lives semanais e tem evitado falar com apoiadores durante suas raras aparições públicas.

Bolsonaro chegou a passar 20 dias sem ir ao Palácio do Planalto, seu local de trabalho — aliados disseram que o presidente teve erisipela na perna. Neste intervalo, despachou e recebeu aliados no Alvorada.

Quem foi à posse:

Além de Moraes, também compareceram:

  • Kassio Nunes Marques, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Luiz Fux (representando Rosa Weber) e Marco Aurélio Mello (aposentado), ministros do STF;
  • Bruno Dantas, presidente em exercício do TCU;
  • Paulo Guedes, ministro da Economia;
  • Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública;
  • Bruno Bianco, advogado-geral da União;
  • Vicente Santini, secretário nacional de Justiça do governo Bolsonaro
  • Beto Simonetti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador reeleito do Rio, Claudio Castro, também participaram da cerimônia. Tarcísio conversou brevemente com Gilmar Mendes antes da posse.

Escolha marca vitória de Nunes Marques. A posse de Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues sela a vitória de Nunes Marques na disputa interna que movimentou os bastidores do Judiciário para as duas vagas abertas no STJ.

Isso porque o magistrado, indicado por Bolsonaro ao STF, atuou para barrar o nome de Ney Bello, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que estava na lista quádrupla enviada ao Planalto. Marques e Bello possuem desavenças desde a época em que atuaram juntos no mesmo tribunal.

O próprio Ney Bello não compareceu à posse, segundo apurou o UOL.