Topo

Esse conteúdo é antigo

Camilo confirma Izolda como nº 2 do MEC e indica servidora do Ceará no FNDE

Izolda Cela (PDT), atual governadora do Ceará - Reinaldo Canato/Folhapress
Izolda Cela (PDT), atual governadora do Ceará Imagem: Reinaldo Canato/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

27/12/2022 13h25Atualizada em 27/12/2022 14h48

O futuro ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), confirmou nesta terça-feira (27) que a atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), assumirá como secretária-executiva da pasta.

"Com certeza a Izolda estará [na equipe]", disse o futuro ministro. "A ideia é de que a Izolda seja secretária-executiva do ministério. Falta só ela ser nomeada".

Pouco depois do anúncio feito por Santana, Izolda foi ao Twitter comentar a decisão.

Já a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, será a presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Pacobahyba chefia a secretaria no Ceará desde 2019.

Em conversa com jornalistas, Santana disse que Pacobahyba é "pessoa de confiança, especialista na área e servidora pública de carreira". Ele afirmou que a secretária terá a "missão" de reorganizar o fundo e o Capes.

Prioridade na merenda escolar. "Primeiro, a alimentação escolar. Há reclamação de que não houve reajuste no preço da merenda. Isso é fundamental para o funcionamento das escolas deste país e já vamos trabalhar nesse sentido", disse Santana.

Ele também destacou a necessidade de rever os cortes nas universidades. "Vamos conversar com os reitores das universidades. Houve um corte significativo de recursos no ensino superior. É outro ponto que vamos dar prioridade na próxima semana."

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que dizia a versão anterior desse texto, Izolda Cela não é filiada ao PDT. Ela não tem partido. A informação foi corrigida.