Dama vermelha: quem é a líder espanhola que se emocionou na posse de Lula
Em meio a dezenas de chefes de Estado, a presença de uma líder espanhola na posse de Luiz Inácio Lula da Silva chamou a atenção. A ministra Yolanda Díaz, uma das figuras políticas mais populares da Espanha, cumprimentou Lula de forma efusiva, com beijos e abraços, e não escondeu o contentamento pela vitória do petista no Brasil.
Quem é Yolanda Díaz:
- Ela tem 51 anos, nasceu em Fene, uma cidade da região da Galícia, no norte da Espanha, e é uma advogada trabalhista. Ao longo de sua carreira, defendeu associações de pescadores e de mulheres.
- Tornou-se ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha em 2020, no governo de Pedro Sánchez.
- Yolanda também ocupa o cargo de segunda vice-presidente da Espanha, um dos postos mais altos no governo espanhol.
- Na Espanha, foi chamada de "dama vermelha", por seu posicionamento político à esquerda, em uma biografia escrita pelos jornalistas Alexis Romero e Manuel Sánchez.
No tabuleiro político, tem sido sinalizada como a "dama" da esquerda para a próxima eleição. A "dama vermelha". Está ainda na casa inicial, observando as outras peças e os primeiros movimentos ao seu redor
Alexis Romero e Manuel Sánchez, em biografia sobre Yolanda
- Yolanda é militante do Partido Comunista da Espanha e membro do Unidas Podemos, uma coalizão de partidos espanhóis de esquerda.
- Como ministra, participou das negociações que elevaram o salário mínimo na Espanha. Também atuou contra demissões durante a pandemia de covid-19.
- Foi uma das negociadoras de uma "contrarreforma" trabalhista lançada pelo governo espanhol. A mudança, em linhas gerais, fortalece sindicatos e busca melhorar as condições de terceirizados.
Ligação com Lula
- Não é a primeira vez que Yolanda se encontra com Lula. Sua atuação na contrarreforma trabalhista na Espanha estreitou os laços com o petista. No passado, Lula chegou a sugerir que poderia usar a experiência espanhola como base para uma revisão na reforma trabalhista brasileira, de 2017.
- Em novembro de 2021, ela se reuniu com o petista e membros do governo espanhol em Madri, para discutir esse assunto.
- Em março do ano passado, Yolanda veio ao Brasil para debater o tema com Lula e com centrais sindicais. Também conversou com a ex-presidente Dilma Rousseff e disse que as mulheres precisam trabalhar juntas.
- Quando Lula foi eleito, em 30 de outubro, Yolanda publicou uma foto do petista em seu Instagram e prometeu fortalecer a ligação política entre os países.
Agora, trabalharemos juntos por uma América Latina e Europa de justiça social e climática
Yolanda Díaz
- Antes da posse de Lula, Yolanda visitou o Armazém do Campo no Distrito Federal, um espaço de comercialização do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
- Após cumprimentar o presidente eleito, a líder espanhola publicou uma mensagem de apoio ao petista.
Hoje, a alegria toma posse do Brasil, de braços dados com a esperança. Parabéns, querido Lula. Um dia emocionante, para o Brasil e para o mundo, um dia em que vence a esperança e a democracia. Foi uma honra e um prazer assistir à posse de Lula como presidente do Brasil
Yolanda Díaz
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.