Topo

Esse conteúdo é antigo

Pedido de prisão é uma medida necessária, diz professor de Direito

Colaboração para UOL, em São Paulo

08/01/2023 19h19Atualizada em 08/01/2023 19h31

Wallace Corbo, professor de Direito, comentou os atos golpistas de bolsonaristas que aconteceram em Brasília neste domingo (8) e disse que o pedido de prisão da AGU (Advocacia-Geral da União) é necessário.

"O pedido da AGU (Advocacia-Geral da União) vem em boa hora. Esses golpistas estão documentando muito bem cada passo desse ato, então temos fotos deles. É importante preservar esses dados, para responsabilizar todos", apontou o professor.

"O sinal que a AGU dá com esse pedido, é que ela não vai só em cima dos organizadores, aqueles que estão coordenando as atividades. Parece que a AGU, corretamente, está querendo atuar, no sentido de, buscar responsabilização individual de todas as pessoas que participaram desses atos. O pedido de prisão parece uma medida necessária e importante", acrescentou.

Invasão

Os extremistas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas. Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.

Após a tomada do Congresso, um grupo menor também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e conseguiu entrar na área externa do prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.

Os manifestantes conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana. Lula não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Manifestantes golpistas invadem as sedes dos Três Poderes