Topo

Rui Costa: destruição em Brasília foi organizada e centralizada

Do UOL, em Brasília

09/01/2023 22h45

O ministro da Casa Civil disse hoje que está claro que houve organização centralizada nos atos terroristas que destruíram as sedes dos três Poderes no domingo em Brasília.

Está muito claro hoje que foi tudo organizado, deliberado, inclusive centralizado, [com] facilitações em cada ponto. O pequeno policiamento que vinha acompanhando sumiu [quando a multidão chegou à Esplanada dos Ministérios]
Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil

Segundo Costa, a magnitude dos atos foi subestimada com a perspectiva de que houvesse uma pequena manifestação. "A dimensão de cada erro será apurada", afirmou.

Para o ministro petista, muitos erros foram cometidos e o governo precisa "descontaminar" as instituições.

Os especialistas dizem que quando avião cai, não é apenas uma causa, são vários erros que foram cometidos e explicam o desastre
Rui Costa

O ministro deu as declarações após acompanhar Lula em uma visita ao prédio do STF. Governadores e ministros da corte participaram do ato de desagravo.

Compromissos mantidos. Costa disse que as viagens de Lula estão mantidas. Ele tem um compromisso na Argentina no dia 23. O ministro disse ainda que a agenda econômica está mantida, inclusive com a previsão de medidas a serem anunciadas nesta semana.

Lula: responsáveis serão descobertos. Ao sair do STF, Lula disse que não haverá trégua até descobrir quem foram os responsáveis pelos atos de domingo.

Não vou encontrar culpado agora. Acho que houve falha porque ninguém esperava que no domingo acontecesse um ato de vandalismo. No domingo anterior tivemos a maior festa democrática que Brasília teve conhecimento
Lula

O presidente afirmou que governo vai atrás de financiadores dos golpistas e que atos semelhantes não voltarão a acontecer. "Mais cedo ou mais tarde a gente vai descobrir quem financiou. Tem gente financiando, tem gente que pagou para vir aqui e tem gente que fomentou a acontecer o que aconteceu", disse.

Reparos. O presidente afirmou que não há previsão de quanto tempo vai demorar para o Palácio do Planalto ser restaurado. Ele disse ainda que não sabe quando vai poder se mudar para o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, porque foi danificado pela gestão anterior.

Não tenho noção de quanto tempo vai demorar [o conserto do Planalto]. Estou chateado, estou morando em hotel e não tem prazo para voltar para o palácio [da Alvorada], que também precisa consertar porque foi abandonado
Lula