Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula brinca com senador aliado: 'está no PSD porque eu não quero ele no PT'

Lucas Borges Teixeira e Pedro Vilas Boas

Do UOL, em Brasília, e colaboração para o UOL, em Salvador

14/02/2023 19h17Atualizada em 14/02/2023 19h53

O presidente Lula (PT) afirmou hoje, em tom de brincadeira, que o senador Otto Alencar (PSD-BA) não está filiado ao PT porque o petista não quer.

Otto é um irmão. Ele só está no PSD porque eu não quero ele no PT. Eu não quero roubar senador de nenhum partido."
Lula

Lula disse que o senador é um aliado "extraordinário". "Mas o Otto tem sido um companheiro da mais extraordinária lealdade e da mais extraordinária qualidade. Posso dizer para o povo baiano: Otto é motivo de orgulho no Senado Federal, e eu sei que posso contar com ele em todos os momentos".

Minha Casa, Minha Vida. Lula fez entregas hoje de residências do programa habitacional. De acordo com o governo, ao todo foram entregues 2.745 unidades habitacionais pelo país —684 só na cidade de Santo Amaro (BA), onde Lula esteve hoje..

O principal objetivo da viagem foi a retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, uma das marcas das gestões petistas, substituído por Bolsonaro pelo Casa Verde e Amarela.

Durante o evento, a atual gestão ressaltou em diferentes momentos que as casas inauguradas hoje não avançam desde o governo Dilma Rousseff (PT), em 2016, paralisadas durante as gestões de Michel Temer (MDB) e de Bolsonaro.

O governo distribuiu ministros e secretários para as cerimônias de entrega pelo país — parte deles, em seus redutos eleitorais. O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), por exemplo, é ex-senador por Minas Gerais, e entregou 600 unidades em Contagem (MG). Em Lauro de Freitas (BA), a responsável foi Miriam Belchior, secretária-executiva da Casa Civil.

O presidente dorme em Salvador e, amanhã, vai a Aracaju, onde entrega um trecho da rodovia BR-101, não concluída por Bolsonaro, e volta para Brasília à noite.