Topo

Esse conteúdo é antigo

Tarcísio apoia Bolsonaro após decisão do TSE: 'Liderança inquestionável'

2.jun.2023 - O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participam da formatura de oficiais na Academia da Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo - Tomzé Fonseca/Futura Press/Estadão Conteúdo
2.jun.2023 - O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participam da formatura de oficiais na Academia da Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo Imagem: Tomzé Fonseca/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

30/06/2023 15h32Atualizada em 30/06/2023 15h42

O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), enviou uma mensagem de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a decisão do TSE que o tornou inelegível por oito anos.

O que aconteceu:

Tarcísio disse que a liderança de Bolsonaro é "inquestionável e perdura" como representante da direita brasileira.

"A liderança do presidente Jair Bolsonaro como representante da direita brasileira é inquestionável e perdura. Dezenas de milhões de brasileiros contam com a sua voz. Seguimos juntos, presidente", escreveu no Twitter.

Jair Bolsonaro é o terceiro ex-presidente do Brasil a se tornar inelegível após a redemocratização. É ainda o primeiro condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que formou maioria entre os ministros com essa decisão.

O ex-presidente fica inelegível por oito anos, a contar das eleições de 2022, e, se não houver recursos favoráveis, só voltará a poder disputar uma eleição em 2030.

A ação contra Bolsonaro foi movida pelo PDT e julgada pelo TSE. Os juízes entenderam que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e fez uso indevido dos meios de comunicação.