'Vamos trabalhar dobrado', diz Valdemar após Bolsonaro ficar inelegível
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que tornou Jair Bolsonaro (PL) inelegível é uma "injustiça" contra "o maior líder popular desde a redemocratização".
O que aconteceu:
Valdemar prometeu que o trabalho será "dobrado" para "mostrar nossa lealdade ao Presidente Bolsonaro". Segundo ele, o ex-presidente foi punido "por falar".
O presidente do PL disse acreditar que a punição irá movimentar os eleitores e que isso será "registrado nas eleições de 2024 e 2026".
Não tem como acreditar no que está acontecendo: a primeira vez na história da humanidade que um ex-presidente perde os direitos políticos por falar. [...] Bolsonaro é o maior líder popular desde a redemocratização e vai continuar sendo".
Valdemar Costa Neto
Jair Bolsonaro é o terceiro ex-presidente do Brasil a se tornar inelegível após a redemocratização. É ainda o primeiro condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que formou maioria entre os ministros com essa decisão.
A ação contra Bolsonaro foi movida pelo PDT e julgada pelo TSE. Os juízes entenderam que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e fez uso indevido dos meios de comunicação.
O ex-presidente fica inelegível por oito anos e, se não houver recursos favoráveis, só voltará a poder disputar uma eleição em 2030.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.